SMetal

Imprensa

Saúde do homem

Novembro Azul alerta sobre prevenção do câncer de próstata

Terça-feira, 10 de Novembro de 2015 - 11:25 - Atualizado em 27/12/2016 14:18
Imprensa SMetal

,
O foco da campanha é conscientizar homens, especialmente acima de 45 anos, a realizarem o exame de próstata anualmente
O mês de novembro é dedicado à campanha mundial de conscientização ao câncer de próstata e à saúde do homem, conhecido como Novembro Azul. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é conscientizar homens, especialmente acima de 45 anos, a realizarem o exame de próstata anualmente.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um a cada seis homens é vítima da doença no Brasil que, se não identificada e tratada no estágio inicial, pode levar a morte. Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos desse tipo de tumor.

A SBU alerta que o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens e, quando iniciam os sintomas, a doença já está avançada. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba apoia a campanha. O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.


Prevenção

O exame inicial para diagnóstico da doença é toque retal aliado ao exame de sangue PSA, que pode indicar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que representa um indício da doença.

Segundo a Lei nº 10.289, de 2001, todo homem com mais de 40 anos tem direto a realizar gratuitamente os exames para diagnóstico de câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) .

Especialistas indicam que melhor alternativa para diminuir o risco do câncer é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico.


Reintegração

Recentemente aconteceu a reintegração ao trabalho de um metalúrgico de Sorocaba que havia sido afastado devido ao diagnóstico de câncer de próstata. O direito do trabalhador à estabilidade no emprego neste caso foi garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho.

Deixe seu Recado