Imprensa
Nova diretoria do SMetal será eleita para mandato de quatro anos
Eleição sindical acontece nos dias 3, 4 e 5 de março e será híbrida - haverá votação pela internet e também presencial, nas fábricas da categoria. Metalúrgico (a) que votou no site não poderá votar na empresa; saiba como votar
A eleição será em turno único, ou seja, os trabalhadores da categoria irão escolher os membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE) – que formam a direção plena e são o elo entre os trabalhadores da fábrica e a direção do Sindicato – e também da diretoria executiva, do conselho da direção executiva e do conselho fiscal na mesma votação.
No próximo mandato, a diretoria do SMetal será composta por 29 comitês sindicais, sendo 28 de empresas e um de aposentados, sete membros da direção executiva, 14 do conselho executivo e seis do conselho fiscal (três titulares e três suplentes).
Para a validade do pleito, é necessário que 50% mais um dos trabalhadores aptos a votar participem do processo eleitoral.
A votação será híbrida: eletrônica e na fábrica
A pandemia da Covid-19, que teve início no ano passado, trouxe diversos desafios para o mundo, especialmente a necessidade de se reinventar. Um sistema similar de assembleias eletrônicas foi adotado pela entidade em abril de 2020, com o objetivo de manter o caráter democrático e transparente nas negociações realizadas pela entidade.
Nas eleições sindicais, não seria diferente. A possibilidade de votação remota garante um maior alcance do pleito e mais segurança, além da oportunidade de que todos (as) os (as) trabalhadores (as) associados (as) façam parte dessa importante decisão – mesmo quem está trabalhando em home office, em suspensão do contrato ou que trabalham em empresas onde não haverá coleta de votos físicos.
Além disso, para garantir a segurança dos trabalhadores e de todos os envolvidos no pleito, serão adotadas diversas medidas de proteção à Covid-19 para evitar a disseminação e um possível contágio da doença.
Entre elas: kits de proteção individual para os mesários; kits de higienização para utilizar na mesa de coleta de votos; fornecimento de canetas individuais para cada trabalhador apto a votar, sem necessidade de devolução; além de treinamento especial sobre protocolos de segurança e a realização de testes de Covid-19 para os mesários antes de ir à fábrica.
Como nas eleições anteriores, as urnas serão distribuídas nas empresas da categoria conforme o roteiro divulgado no Jornal Cruzeiro do Sul, na Folha Metalúrgica e também no Portal SMetal (acesse aqui).
Deixe seu Recado