SMetal

Imprensa

Eleições sindicais

Nova diretoria do SMetal será eleita para mandato de quatro anos

Eleição sindical acontece nos dias 3, 4 e 5 de março e será híbrida - haverá votação pela internet e também presencial, nas fábricas da categoria. Metalúrgico (a) que votou no site não poderá votar na empresa; saiba como votar

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021 - 08:37 - Atualizado em 26/02/2021 09:53
Imprensa SMetal

eleição, sindicato, metalúrgico, smetal, sorocaba, sindical, híbrida,, Arte: Glauco Góes
Eleição acontece nos dias 3, 4 e 5 de março, pelo site do SMetal e também nas fábricas metalúrgicasArte: Glauco Góes
As trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados de cerca de 360 empresas metalúrgicas, juntamente com os aposentados, vão eleger na próxima semana, nos dias 3, 4 e 5 de março, os membros da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) para o mandato de 2021 a 2025.

A eleição será em turno único, ou seja, os trabalhadores da categoria irão escolher os membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE) – que formam a direção plena e são o elo entre os trabalhadores da fábrica e a direção do Sindicato – e também da diretoria executiva, do conselho da direção executiva e do conselho fiscal na mesma votação.

No próximo mandato, a diretoria do SMetal será composta por 29 comitês sindicais, sendo 28 de empresas e um de aposentados, sete membros da direção executiva, 14 do conselho executivo e seis do conselho fiscal (três titulares e três suplentes).

Para a validade do pleito, é necessário que 50% mais um dos trabalhadores aptos a votar participem do processo eleitoral.

A votação será híbrida: eletrônica e na fábrica

eleição, sindicato, metalúrgico, smetal, sorocaba, sindical, híbrida,, Banco de Imagens
No dia 3 de março, das 0h às 17h, votação será exclusivamente pela internet, para todos os trabalhadoresBanco de Imagens
Votação eletrônica - Uma das principais mudanças das eleições de 2021 é a forma de votar. Neste ano, os trabalhadores poderão participar do processo eleitoral também pela internet, a partir de uma plataforma eletrônica desenvolvida pela direção do Sindicato e a Pandora Soluções, com aval da Comissão do pleito. Ela pode ser acessada pelo celular, tablet ou computador.

A pandemia da Covid-19, que teve início no ano passado, trouxe diversos desafios para o mundo, especialmente a necessidade de se reinventar. Um sistema similar de assembleias eletrônicas foi adotado pela entidade em abril de 2020, com o objetivo de manter o caráter democrático e transparente nas negociações realizadas pela entidade.

Nas eleições sindicais, não seria diferente. A possibilidade de votação remota garante um maior alcance do pleito e mais segurança, além da oportunidade de que todos (as) os (as) trabalhadores (as) associados (as) façam parte dessa importante decisão – mesmo quem está trabalhando em home office, em suspensão do contrato ou que trabalham em empresas onde não haverá coleta de votos físicos.

eleição, sindicato, metalúrgico, smetal, sorocaba, sindical, híbrida,, Banco de Imagens
Nas fábricas, coleta de votos segue os roteiro de urnas divulgado no Portal SMetalBanco de Imagens
Votação na fábrica - Por decisão da Comissão Eleitoral e da diretoria do SMetal, a forma tradicional de coleta de votos nas fábricas foi mantida. Mas, para que não haja duplicidade na hora da apuração, quem votou na opção eletrônica não poderá votar na urna dentro da empresa.

Além disso, para garantir a segurança dos trabalhadores e de todos os envolvidos no pleito, serão adotadas diversas medidas de proteção à Covid-19 para evitar a disseminação e um possível contágio da doença.

Entre elas: kits de proteção individual para os mesários; kits de higienização para utilizar na mesa de coleta de votos; fornecimento de canetas individuais para cada trabalhador apto a votar, sem necessidade de devolução; além de treinamento especial sobre protocolos de segurança e a realização de testes de Covid-19 para os mesários antes de ir à fábrica.

Como nas eleições anteriores, as urnas serão distribuídas nas empresas da categoria conforme o roteiro divulgado no Jornal Cruzeiro do Sul, na Folha Metalúrgica e também no Portal SMetal (acesse aqui).

Deixe seu Recado