SMetal

Imprensa

Eleições 2010

NOTAS - Voto Consciente

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010 - Atualizado em 27/12/2016 11:54
Imprensa Smetal Sorocaba

Ficha Suja
A lei da Ficha Limpa foi aprovada, mas quem decide se ela vale para estas eleições ou só a partir da próxima eleição é o STF (Supremo Tribunal Federal). A votação começou semana passada, mas o placar terminou empatado, em 5 a 5, porque o 11° ministro do SFF está afastado. Esta decisão pode sair entre quarta e sexta-fei¬ra. Fique atento e não vote em Ficha Suja.

Aqui tem
Por falar em Ficha Suja, tem candidato em Sorocaba enquadrado nesta lei e poderá ser declarado inelegível se o STF disser que a lei valerá já para estas eleições. Fique atento. A decisão pode sair até sexta. Não vote em Ficha Suja.

Eleições pelo rádio
Para manter o trabalhador informado, o Sindicato dos Metalúrgicos participa, como colaborador, das coberturas jornalísticas das eleições de domingo com as rádios Cacique (1.100 AM e 96,5 FM), Jovem Pan (91,1 FM) e Super FM (105,9). Sintonize uma dessas emissoras e fique por dentro do maior evento da democracia brasileira.

Caminhadas
Até sábado estarão permitidas caminhadas, carretas, uso de auto-falante móvel e distribuição de material de propaganda, santinhos e demais materiais impressos.

Sem segundo turno
Últimos levantamentos de todos os institutos de pesquisas apontam vitória de Dilma Rousseff, candidata do Presidente Lula, no 1° turno. Em média, Dilma supera a soma dos demais candidatos em 10 pontos percentuais. Confirmando-se os números, Dilma será eleita domingo a primeira mulher a chegar à Presidência do Brasil.

Com segundo turno
No estado de São Paulo os institutos apontam o contrário. Os últimos levantamentos mostram que o ex-governador Geraldo Alckmin caiu e que a soma dos demais candidatos já se iguala ao percentual do candidato tucano. Se os números se mantiverem, em São Paulo haverá segundo turno entre Alckmin e Mercadante.

Voto secreto
O voto é secreto e o eleitor não é obrigado a revelar a ninguém. Se alguém disser que tem meios de saber em quem você votou, denuncie-o à Justiça Eleitoral.

Não abra
Se você receber e-mail do TSE ou TREs sobre qualquer assunto referente as eleições, não abra, pois pode ser vírus. O TSE e os TREs não se comunicam com os eleitores através de e-mails.

Posso votar nulo?
Pode. Mas o voto nulo (ou em branco) pode representar um protesto do eleitor, mas é um protesto perigoso. Anular o voto significa abdicar do direito de escolher e permitir que outro faça a escolha.


Dois senadores
No domingo serão realizadas seis votações na seguinte ordem: deputado estadual, deputado federal, duas votações para senador, governador e presidente. A escolha de dois senadores se dá porque em uma eleição o Senado se renova em um terço: 27 cadeiras; na outra eleição, dois terços: 54 senadores, dois por cada estado. Nestas eleições a renovação no Senado será de dois terços.

Dos candidatos
Desde 48 horas antes até 24 horas depois da eleição é proibida qualquer pro¬paganda política no rádio ou na tele¬visão incluído, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão que operam em UHF, VHF e por assinatura. A realização de comícios ou reuniões públicas também é proibida neste período.

Deixe seu Recado