SMetal

Campanha Salarial 2019

Nossa luta é por aumento real e manutenção de direitos

Com a divulgação da inflação acumulada dos Metalúrgicos da CUT, que fechou em 3,28%, a FEM/CUT e o SMetal intensificam as mesas de negociações e assembleias de mobilização da Campanha Salarial 2019

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019 - 10:57 - Atualizado em 13/09/2019 14:59

campanha, salarial, sorocaba, assembleia, jurid, mobilização, Foguinho/Imprensa SMetal
Assembleia de mobilização da Campanha Salarial na Jurid, em Sorocaba, na última segunda-feira, 10 de setembroFoguinho/Imprensa SMetal
Com a divulgação do INPC do mês de agosto (0,12%), na última sexta-feira, dia 6, a inflação acumulada nos últimos 12 meses, período da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da FEM-CUT/SP, fechou em 3,28%. O índice, que é utilizado como parâmetro para as negociações de reajuste salarial da categoria, foi menor que o do ano passado, de 3,64%.

inflação, evolução, gráfico, inpc, campanha, salarial, dieese, Fonte: IPNC/IBGE - Dados compilados pelo Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba
Evolução da Inflação no período da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da CUT no Estado de São PauloFonte: IPNC/IBGE - Dados compilados pelo Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba
Apesar da conjuntura desfavorável aos trabalhadores por conta dos ataques aos direitos trabalhistas, o Sindicato dos Metalúrgicos e a FEM/CUT vão lutar por aumento real e pela garantia de que sejam cumpridas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo.

“Por isso, precisamos da mobilização dos trabalhadores e do entendimento de que se não somarmos nessa luta não haverá conquista. Temos batido fortemente na importância da preservação dos direitos e garantia de aumento real porque não são os trabalhadores os culpados dessa crise”, destaca o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito.

Nesta semana, acontecem diversas reuniões da Federação com as bancadas patronais e o SMetal continua na porta das fábricas metalúrgicas realizando assembleia de mobilização da Campanha Salarial (confira fotos).

Somente na última semana, o Sindicato esteve nas metalúrgicas Moxba, Dana, Valmar (Sibrol), Jaraguá, Tamboré, Jurid, Toyota e Vesuvius conversando com os trabalhadores sobre a situação das negociações da data-base.

Saiba mais

O tema da Campanha Salarial 2019 é “Mais emprego, mais direito e mais salário” e os cinco eixos são: reposição integral da inflação mais aumento real; manutenção e a aplicação das Convenções Coletivas; respeito às entidades Sindicais; contra o fim das NRs (Normas Regulamentadoras) e redução da jornada de trabalho sem redução de salário.

Assembleias de mobilização

Assembleia na Vesuvius,  em Piedade, assembleia,  campanha,  salarial,  mobilização, Foguinho/Imprensa SMetal, Nossa luta é por aumento real e manutenção de direitos
1/12 Assembleia na Vesuvius, em PiedadeFoguinho/Imprensa SMetal
2/12 Assembleia na Vesuvius, em PiedadeFoguinho/Imprensa SMetal