SMetal

Imprensa

Assembleia eletrônica

NAL do Brasil: negociação do SMetal garante vale alimentação extra

Em contrapartida à proposta de trocar dois dias de compensação e antecipar o retorno do shutdown, o Sindicato conquistou o pagamento do benefício; mudança foi aprovada com 71.94% dos votos válidos

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021 - 15:18 - Atualizado em 19/11/2021 15:33
Imprensa SMetal

nal, assembleia, eletrônica, fachada, sindicato,, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A fábrica NAL do Brasil tem cerca de 420 trabalhadores e pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial na fabricação de faróis automotivosArquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Para se adequar à demanda da autopeça NAL do Brasil, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) negociou a troca de dois dias de compensação do calendário de 2021 e a antecipação do retorno do shutdown, que foi aprovada pelos trabalhadores com 71.94% dos votos válidos.

Em contrapartida às essas alterações, a diretoria do SMetal conquistou o pagamento de um vale-alimentação extra no fim do ano para os metalúrgicos da empresa. O valor extra será dividido nos vales dos meses de novembro e dezembro.

Segundo Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, foi a participação do Sindicato nas negociações que garantiu o benefício extra. Ele explica que, quando a entidade negocia o calendário de compensação e folgas para um determinado ano, é para que o trabalhador possa organizar momentos de lazer com seus familiares.

“Às vezes, para se adequar às demandas solicitadas por clientes, as empresas precisam ajustar a produção e solicitam a troca de dias de compensação ou alguma outra mudança. O Sindicato então apresenta uma contrapartida para que o trabalhador não seja prejudicado com eventuais alterações, muito pelo contrário, que ele tenha algum benefício”, conta.

E completa: “por isso enfatizamos a importância da participação do Sindicato nas mesas de negociação. Estamos sempre buscando melhorias para a categoria”. Com a proposta aprovada, os trabalhadores trocam dois dias de compensação e retornam do shutdown no dia 3 de janeiro de 2022.

Assembleia eletrônica

A votação aconteceu pela internet e ficou disponível por 24 horas, entre os dias 18 e 19 de novembro. O sistema de assembleia eletrônica faz uso de criptografia de ponta, o que garante maior segurança, privacidade e auditabilidade.

A proposta foi aprovada por 182 dos 253  trabalhadores que participaram da assembleia. Outros 66 (26.09%) foram contrários às alterações e 5 (1.98%) se abstiveram da decisão. 406 funcionários da tinham direito a voto, sendo assim, a votação teve quórum de 62.32%.

A fábrica NAL do Brasil tem cerca de 400 trabalhadores e pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial na fabricação de faróis automotivos.

Deixe seu Recado