SMetal

Imprensa

Política Pública

Movimento social promove conferência de Assistência Social, no SMetal

A luta é pela defesa da assistência social como uma política pública, como direito do cidadão e dever do Estado

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 - 12:41 - Atualizado em 24/09/2019 17:11
Imprensa SMetal

, Foguinho/Imprensa SMetal
Aproximadamente 300 inscritos participam da Conferência Municipal, nesta sexta, dia 20Foguinho/Imprensa SMetal
Com aproximadamente 300 inscritos, ocorre nesta sexta-feira, dia 20, a 9ª Conferência Municipal Democrática da Assistência Social, que está sendo realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

“Essa conferência tem um caráter bem emblemática, por ter sido convocada pelos trabalhadores e não pelo poder público e nasce após o desmonte do aparato social promovido pelo governo federal”, afirma o presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Tiago Almeida do Nascimento, que também é o secretário de administração e finanças do SMetal.

A Conferência municipal é uma das etapas para a nacional, que apesar de prevista e convocada pelo CNAS ((Conselho Nacional de Assistência Nacional)) no mês de abril, no mesmo mês, teve revogação das três Resoluções do CNAS, a que convocou e definiu a Comissão Organizadora.

Apesar disso, o segmento da sociedade civil organizado, juntamente com os representantes do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - Congemas, considerando a importância do debate, convocou a conferência livre e será realizada em novembro com o tema: “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”.

Assistência Social não é favor, é direito!

Mobilizada pelos profissionais da Assistência e pelos atendidos, a conferência conta com parcerias como a da secretaria municipal da Assistência Social e do Banco de Alimentos.

Na abertura, o secretário municipal da Assistência Social, Paulo Soranz, afirmou que o evento é “um momento fundamental para que a gente enxergue e ouça o que há de deficiência, o que tem de dificuldades. Essa construção que parte da base é fundamental para orientar nossos trabalhos. Então, fico feliz em ver uma conferência tão mobilizada e com tanta expressão como essa que foi feita hoje”.

De forma democrática, serão eleitos delegados para as conferências estadual e nacional. Em um momento histórico em que há ameaças ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), essa realização requer redobrar esforços para assegurar ampla participação de usuários, trabalhadores, movimentos sociais, representantes de entidades e, ou, organizações de assistência social, conselheiros e gestores; como também requer que se possa fazer um balanço mais objetivo e concreto do impacto das medidas recentes na consolidação do SUAS no Município.

Além da SIAs e Banco de Alimentos a conferência conta com o apoio do Cress (Conselho regional de Serviço Social), CRP (Conselho Regional de Psicologia), COMSUASS (Coletivo de Mobilização dos Trabalhadores de SUAs Sorocaba) e CMAS (Conselho Munic. de Assistência Social)

Deixe seu Recado