SMetal

Imprensa

Luto

Morre Wagner Lino, metalúrgico que lutou no período da ditadura

Terça-feira, 03 de Julho de 2018 - 12:23 - Atualizado em 04/07/2018 17:15
CUT/SP com informações da página pessoal Wagner Lino

wagner, lino, Divulgação
Wagner Lino militava na tendência petista Articulação de EsquerdaDivulgação
Na noite desta segunda-feira (3), o movimento sindical perdeu mais um companheiro, o metalúrgico Wagner Lino Alves, vítima de câncer, aos 71 anos.

Lino iniciou a militância em 1967, no movimento estudantil de Santos, combatendo a ditadura militar. No período de 1967/1980 entrou para o ramo metalúrgico em São Paulo e na região do ABCD. Em 1978, participou dos movimentos reinvidicatórios dos Metalúrgicos do ABC, onde teve atuação marcante nas greves da época. 

Participou de comissões de fábrica e do comando de greve. Em 1980, quando Lula e outros diretores do sindicato foram presos, integrou o comando que liderou a greve por mais de 24 dias. Na ocasião, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional, que proibia e combatia a organização dos trabalhadores, junto com Lula e demais companheiros.

Na política, foi eleito vereador pelo PT de São Bernardo em 1982, obtendo a reeleição em 1988 e 1992. De 1994 a 2002, exerceu o mandato de deputado estadual. Ainda neste período, em 1996, tentou a eleição para a prefeitura de São Bernardo do Campo.

Foi novamente eleito em 2004 para vereador, obtendo mais um mandato em 2008. Na gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), foi sub-prefeito do Riacho Grande, também em São Bernardo.

Formado em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo, graduou-se em Gestão Pública pela Universidade Metodista de São Paulo. Também fez pós graduação em Gestão Ambiental pela Fundação Santo André e era pós-graduando em Políticas Públicas também pela Metodista.

Deixa dois filhos, Thiago e Rafael, e sua companheira Creusa Trevisan. Seu velório ocorre desde a manhã desta terça (3), com enterro previsto para as 14 horas, no cemitério da Vila Euclides, na avenida Redenção, s/n, em frente à Praça da Saudade, 01, Jardim do Mar, em São Bernardo.

Companheiro Wagner Lino, presente!

Deixe seu Recado