SMetal

Imprensa

Campanha Salarial

Metalúrgicos de 15 autopeças já conquistaram acordos

Agora já somam 34 mil os trabalhadores da categoria com acordo garantido

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015 - 11:49 - Atualizado em 27/12/2016 14:17
Imprensa SMetal

,
Aprovada: Proposta garante reajuste salarial e PPR para os 340 trabalhadores da fabricante de freios automotivos instalada em Sorocaba
Os metalúrgicos da Syl, fabricante de pastilhas de freios automotivos, instalada no bairro Aparecidinha, em Sorocaba, aprovaram, em assembleia na terça-feira, dia 27, uma proposta de reajuste referente à campanha salarial deste ano.

A Syl tem 340 trabalhadores e a proposta prevê 8% retroativos a 1º de setembro e mais 1,88% em fevereiro de 2016, totalizando os 9,88% de perdas causadas pela inflação dos 12 meses anteriores à data-base (1º de setembro).

Além da campanha salarial, a assembleia na Syl também aprovou uma proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR).

Com a aprovação da proposta na Syl, já somam 15 as autopeças de Sorocaba com acordo salarial negociado com o Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) e aprovado pelos trabalhadores em assembleia.

Em algumas das autopeças, o reajuste chegou a 12% de aumento no salário em parcela única, retroativa a 1º de setembro.


Balanço dos acordos

Além das negociações por fábricas, já foram firmados acordos nos grupos 2, 8, estamparias de metais, forjarias e fabricantes de parafusos. As negociações também estão avançadas no grupo das fundições. Apenas no Grupo 10 o diálogo com os patrões está emperrado.

Considerando os acordos por fábrica e por grupo, já somam 34 mil os metalúrgicos da região com campanha salarial definida. Esse contingente representa 80,9% do total de 42 mil metalúrgicos de Sorocaba e mais 13 cidades da base de abrangência do SMetal.

O complexo formado pelas empresas ZF, Bosch e Metal Borracha, que ainda não atendeu à reivindicação salarial dos trabalhadores, retomou as negociações com o SMetal nesta quarta-feira, dia 28.

Deixe seu Recado