SMetal

Imprensa

Participação nos Resultados

Metalúrgicos das empresas do Grupo Isa rejeitam propostas de PPR 2022

Fazem parte do Grupo as empresas Isal, Alumiso, Aluisa, MG Fundição, Mcor e MMO e, em todas elas, as propostas estão abaixo das expectativas dos trabalhadores; assembleias aconteceram nesta segunda, terça e quarta-feira, dias 22, 23 e 24.

Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022 - 09:17 - Atualizado em 24/08/2022 09:36
Imprensa SMetal

isa, trabalhador, assembleia, aluisa, grupo, aluminio, ppr, smetal, mmo, mcor, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Fazem parte do Grupo as empresas Isal, Alumiso, Aluisa, MG Fundição, Mcor e MMO, todas em SorocabaDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
Os trabalhadores do Grupo Isa Alumínio - no qual fazem parte as empresas Isal, Alumiso, Aluisa, MG Fundição, Mcor e MMO (Mundo Moveleiro) - reprovaram, em assembleias realizadas na segunda, terça e quarta-feira, dias 22, 23 e 24 de agosto, as propostas de Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022.

Na Mcor e MMO, após cobrança do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), é a primeira vez que as empresas negociam um acordo de PPR. Porém, conforme explica o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes, o valor apresentado está bastante abaixo das expectativas dos trabalhadores. A assembleia com os trabalhadores foi realizada na segunda, 22, pela manhã.

“É uma proposta totalmente fora dos padrões que são negociados na categoria, com um valor muito menor do que é pago em empresas do mesmo porte. Os trabalhadores então reprovaram a proposta por unanimidade e definiram uma contraproposta para ser apresentada à empresa, de que o Programa siga os mesmos critérios e valores que na MG Fundição, outra fábrica do Grupo Isa”, contou.

Nas empresas Isal, Alumiso, Aluisa, que ficam na planta principal do Grupo, no bairro Iporanga, as assembleias aconteceram nesta terça-feira, 23, e os valores de PPR apresentados pela empresa também foram rejeitados pelos metalúrgicos. “Nessas empresas, o Programa já existe há algum tempo, só que as propostas para 2022 são menores do que as do ano passado, o que gerou bastante insatisfação dos trabalhadores”, destacou.

Já nesta quarta-feira, 24, os metalúrgicos da MG Fundição também reprovaram a proposta apresentada pela empresa. Eles demonstraram descontentamento com o valor apresentado e, durante assembleia, votaram pela reprovação.

Próximos passos

Segundo Marcelinho, logo após a reprovação em todas as fábricas do Grupo Isa, o Sindicato se comprometeu a entrar em contato com os representantes da empresa ainda nesta semana e apresentar a reivindicação dos trabalhadores. Ele conta ainda que há outras melhorias, como o fornecimento de cesta básica e vale transporte, a serem discutidas.

“Sempre estivemos abertos para, de forma transparente, dialogar com a empresa. Se ela está realmente com alguma dificuldade, vamos sentar e buscar a melhor saída e temos ferramentas para isso. Mas não dá para aceitarmos as propostas que foram apresentadas para o PPR deste ano, que estão totalmente fora dos nossos critérios”, enfatizou.

O Grupo Isa desenvolve e produz perfis extrudados de alumínio para os mais diferentes usos e, juntando todas as plantas em Sorocaba, tem cerca de 180 trabalhadores.

isa, trabalhador, assembleia, aluisa, grupo, aluminio, ppr, smetal, mmo, mcor, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores das empresas Mcor e MMO, do Grupo Isa, aconteceu dia 22Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
isa, trabalhador, assembleia, aluisa, grupo, aluminio, ppr, smetal, mmo, mcor, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores das empresas Isal, Alumiso e Aluisa, do Grupo IsaDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
, Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Na quarta-feira, 24, foi realizada assembleia na MG FundiçãoCaroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Deixe seu Recado