SMetal

Imprensa

Campanha Salarial 2019

Metalúrgicos da Toyota aprovam reajuste nos salários e no vale-compras

Terça-feira, 15 de Outubro de 2019 - 11:49 - Atualizado em 05/02/2020 11:44
Imprensa SMetal

campanha, salarial, smetal, reajuste, salário, Foguinho/Imprensa SMetal
A proposta da Campanha Salarial foi aprovada pelos trabalhadores dos dois turnos da montadora em assembleia na tarde de quinta-feira, dia 10Foguinho/Imprensa SMetal
Em assembleia na tarde da última quinta-feira, 10, os trabalhadores da montadora Toyota, em Sorocaba, aprovaram proposta da Campanha Salarial 2019, com reajuste nos salários e no vale-compras, além da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho e manutenção de direitos.

Diferente dos demais setores metalúrgicos, a Campanha Salarial com as montadoras é realizada diretamente entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e a fábrica (SMetal), não por grupos patronais.

Na assembleia da Campanha Salarial, o presidente do SMetal, Leandro Soares, falou sobre o difícil processo de negociação com a Toyota em meio à crise na Argentina e à falta de uma política de desenvolvimento industrial no país, que afetaram drasticamente a produção local.

Ele lembrou que em agosto, a montadora encerrou o terceiro turno na planta de Sorocaba, o que ocasionou na não renovação do contrato por tempo determinado de mais de 700 trabalhadores. “Mesmo antes das demissões, temos debatido incansavelmente com a empresa formas de manter os atuais postos de trabalho e, se possível, recuperar o terceiro turno e ampliar os empregos na Toyota e em toda a cadeia produtiva”, lembra.

E completa: “O Sindicato então decidiu lutar pela implantação da plataforma global em Sorocaba, para dar condição de disputarmos de igual para igual com qualquer outra planta da Toyota no mundo. E felizmente conseguimos”.

Novos investimentos

Na madrugada do dia 19 de agosto, o presidente do SMetal e o secretário-geral da entidade, Silvio Ferreira, participaram do anúncio oficial da Toyota, no Japão, de R$ 1 bilhão em investimentos no parque industrial de Sorocaba e a fabricação de um novo modelo no mercado brasileiro, que será produzido com a implantação da plataforma global TNGA. A Toyota também anunciou a contratação de 300 novos trabalhadores.

Antes de colocar em votação a proposta da Campanha Salarial, o membro do CSE da Toyota, Robson Passos (Paraná) e Silvio Ferreira falaram sobre outras reivindicações de interesse dos trabalhadores, que foram negociadas pelo SMetal.

“Apesar de todo esse cenário negativo, conseguimos, de forma coletiva e respeito mútuo, trazer melhorias aos trabalhadores e investimentos que devem ampliar e consolidar a produção na planta de Sorocaba”, concluiu Silvio.

Deixe seu Recado