SMetal

Imprensa

Conquista

Metalúrgicos da Schaeffler garantem adicional noturno estendido

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2016 - 16:11 - Atualizado em 27/12/2016 15:28
Imprensa SMetal

,
O acordo prevê também o pagamento retroativo aos últimos cinco anos
Um acordo firmado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Schaeffler garantiu aos trabalhadores do terceiro turno da empresa o pagamento do adicional noturno estendido após às 5h.

Com o acordo, os trabalhadores passam a receber os 25% de adicional das 22h32 às 5h56, que é a jornada completa do terceiro turno. Antes o adicional era pago das 22h32 às 5h, conforme fixado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O acréscimo sobre os 56 minutos começou a ser pago em outubro. Atualmente, cerca de 400 metalúrgicos trabalham no terceiro turno da fábrica.

O acordo também prevê o pagamento do adicional estendido retroativos aos últimos cinco anos, de outubro de 2011 a setembro de 2016. Esses retroativos incluem os reflexos do adicional nas férias, 13º salário e descanso semanal remunerado (DSR) do período, além do depósito correspondente na conta do FGTS do trabalhador.


Demitidos

Os trabalhadores do terceiro turno demitidos nos últimos dois anos também podem ter direito ao benefício, mas precisam entrar com ação judicial. O jurídico do SMetal está à disposição para o atendimento desses casos.

O dirigente sindical Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho, explica que o acordo teve como base a Súmula 60 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que compreende o adicional noturno além das 5h da manhã prevista na CLT.

Acordos semelhantes de adicional noturno foram negociados este ano pelo SMetal com as empresas Apex Tool e Metso.

Deixe seu Recado