SMetal

Imprensa

GRUPO DE RISCO

Metalúrgicos da Schaeffler aprovam acordo de suspensão do contrato

Acordo abrange 92 trabalhadores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e foi aprovado com 91,49% dos votos válidos; durante a suspensão, ficam mantidos os salários líquidos e todos os benefícios

Sexta-feira, 18 de Junho de 2021 - 11:15
Imprensa SMetal

schaeffler, assembleia, votação, , Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A Schaeffler fica na avenida Independência e fabrica peças e acessórios para veículosArquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Para garantir a manutenção dos salários e a saúde dos trabalhadores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 na Schaeffler, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e membros do Comitê Sindical da Empresa negociaram um novo acordo de suspensão do contrato de trabalho, que foi aprovado em assembleia eletrônica.

O acordo abrange 92 funcionários horistas que trabalham em funções que não podem ser exercidas em home office (teletrabalho). Durante o período de suspensão dos contratos – que pode ser por um período de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 – ficam mantidos os salários líquidos dos trabalhadores e todos os benefícios.

Além da melhoria na remuneração do a prevista na Medida Provisória 1045/21, do governo federal, foi negociado que o tempo da suspensão não será considerado para fins de desconto no período aquisitivo das férias nem de concessão do 13º salário. O novo acordo começa a valer a partir do dia 21 de junho.

O membro do Comitê Sindical da Schaeffler, Claudemir dos Santos (Borboleta), alerta que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou e, enquanto toda a população não estiver vacinada, vidas ainda correm risco. “Por isso, continuamos nos empenhado em manter os trabalhadores em segurança, seja na fábrica, com a cobrança de medidas de proteção, ou em casa, para trabalhadores do grupo de risco, sempre buscando manter uma renda digna e os direitos de todos”, assegura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazem parte do grupo de risco pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer e problemas respiratórios, além de idosos e gestantes.

A assembleia foi realizada pela internet, por meio da plataforma eletrônica desenvolvida pelo SMetal e a Pandora Soluções – empresa especializada em tecnologia – e ficou disponível por 24 horas, entre os dias 17 e 18 de junho. A ferramenta faz uso de criptografia de ponta, garantindo maior segurança, privacidade e auditabilidade.

O resultado foi o seguinte: 43 (91,49%) votos favoráveis, 2 (4,26%) contrários e 2 (4,26%) abstenções. 47 (51,09%) dos 92 trabalhadores abrangidos no acordo de suspensão participaram da assembleia.

A Schaeffler fica na avenida Independência e fabrica peças e acessórios para veículos.

Deixe seu Recado