SMetal

Imprensa

Grupo Isa

Metalúrgicos da MCor e MMO conquistam primeiro acordo de PPR

Após rejeição da proposta inicial das empresas, o SMetal negociou melhorias e o primeiro acordo de Participação nos Resultados foi aprovado nesta quinta-feira, dia 8; fábricas fazem parte do Grupo Isa

Quinta-feira, 08 de Setembro de 2022 - 09:50 - Atualizado em 08/09/2022 10:02
Imprensa SMetal

Mcor, mmo, moveleiro, smetal, assembleia, ppr, plr, , Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
As empresas MCor e MMO (Mundo Moveleiro) prestam serviços de tratamento e revestimento de metais e ficam no bairro Cajuru do Sul, em SorocabaDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
Os metalúrgicos da MCor e MMO (Mundo Moveleiro), que fazem parte do Grupo Isa, conquistaram o primeiro Programa de Participação nos Resultados (PPR), negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A primeira parcela será paga ainda no mês de setembro de 2022 e a segunda, atrelada às metas, em março de 2023.

No mês passado, os trabalhadores rejeitaram a proposta inicial da empresa, que estava bem abaixo das expectativas. O Sindicato voltou então a negociar e conquistou uma melhoria significativa no valor do total do PPR, que foi aprovado em assembleia realizada nesta quinta-feira, dia 8, em frente às empresas.

“Estávamos desde o começo do ano debatendo a implantação do Programa também na MCor e na MMO, seguindo os critérios das demais fábricas do Grupo Isa e, finalmente, chegamos a um bom resultado dessas negociações, que mais que dobrou o valor inicial apresentado pelas empresas. Com certeza, essa conquista foi fruto da união dos trabalhadores de todo o Grupo Isa e também do empenho do Sindicato”, destacou o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), responsável pelas negociações no Grupo Isa.

De acordo com o sindicalista, ainda nesta semana, ele se reunirá com os trabalhadores das demais fábricas do Grupo Isa – Isal, Alumiso, Aluisa e MG Fundição - para apresentar as melhorias conquistadas nas negociações e colocar a nova proposta de PPR em votação. Nessas empresas, os valores apresentados pela empresa e rejeitados pelos metalúrgicos eram menores que os acordados no ano passado.

Campanha Salarial 2022

Durante a assembleia, Marcelo explicou ainda que, apesar de fazerem parte de um mesmo grupo, nas negociações da Campanha Salarial, as empresas do Grupo Isa pertencem a sindicatos patronais diferenciados, devido à atividade preponderante de cada fábrica. A MG Fundição, por exemplo, pertence ao Sifesp (Fundição), enquanto a Isal, Alumiso, Aluisa seguem as negociações do Siamfesp, do Grupo 8.3.

Já as empresas MCor e MMO fazem parte do Grupo 10, que desde 2017 não assina Convenção Coletiva de Trabalho com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP). E para 2022, o Grupo 10 sinalizou, mais uma vez, que não haverá negociação coletiva. Portanto, o SMetal está procurando as empresas que pertencem à bancada patronal para dar inícios às negociações por fábrica.

“O melhor dos mundos seria se todas as bancadas patronais fechassem a Campanha Salarial por grupos, para que conseguíssemos abranger o máximo de trabalhadores em acordos guarda-chuvas, com reajustes nos salários e manutenção dos direitos. Porém, o Grupo 10 não aceita assinar a Convenção sem a retirada de direitos e, por isso, temos negociado por fábrica”, explicou o dirigente.

Segundo ele, nesta sexta-feira, dia 9, será divulgada a inflação do mês de agosto e definido o total de perdas da categoria desde a última data-base. “Nosso compromisso é, até a próxima semana, entrar em contato com os representantes da MCor e da MMO e agendar uma reunião para discutir o reajuste desses trabalhadores. Com os altos preços dos alimentos e de itens básicos do dia a dia, vamos nos empenhar para fazer bons acordos, que não só reponham as perdas nos salários, como também tragam ganhos aos metalúrgicos”, assegurou.

As empresas MCor e MMO (Mundo Moveleiro) prestam serviços de tratamento e revestimento de metais, têm cerca de 50 trabalhadores e ficam no bairro Cajuru do Sul, em Sorocaba.

Deixe seu Recado