Imprensa
Metalúrgicos da Iffa aprovam acordo de calendário de folgas para 2022
Proposta de compensação de dias pontes foi aprovada em assembleia realizada nesta sexta-feira, dia 18, na porta da fábrica. Dirigente do SMetal criticou ainda o PL que reduz a multa sobre FGTS, de 40% para 25%
Na assembleia, que foi realizada na porta da fábrica, o dirigente sindical Wagner Bueno alertou ainda os metalúrgicos sobre o projeto de lei nº 2383/2021, de um deputado do PSL, que reduz de 40% para apenas 25% a indenização sobre o Fundo de Garantia (FGTS) em caso de demissão por justa causa.
“Infelizmente, o único propósito desse desgoverno é acabar com os direitos que foram duramente conquistados pelos trabalhadores ao longo dos anos. Esse projeto que reduz a multa sobre o FGTS é mais um exemplo disso. A CUT, o SMetal e outros movimentos classistas estão se mobilizando para barrar mais esse retrocesso, mas é a união da classe trabalhadora que vai garantir essa vitória”, ressaltou.
O PL tramita na Câmara dos Deputados em caráter conclusivo. Isso significa que precisa ser analisado apenas pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, dispensando a votação em plenário.
Para que seja votado por todos os deputados federais, a proposta precisa ter decisão divergentes entre as comissões. Outra opção para ser levado para votação em plenário, sendo aprovado ou não pelas comissões, se houver recurso assinado por 52 parlamentares. Saiba mais detalhes da proposta aqui.
A Iffa fica no distrito industrial de Araçariguama, fabrica fitas e selos de aço para embalagem e seus acessórios e tem cerca de 30 trabalhadores.
Deixe seu Recado