SMetal

Imprensa

Grupo Isa

Metalúrgicos da Aluisa, Alumiso e Isal aprovam acordo de PPR 2022

Proposta negociada pelo SMetal foi votada pelos trabalhadores das empresas do Grupo Isa nesta quarta-feira, 14; primeira parcela será paga em setembro e a segunda, atrelada às metas, em março de 2023

Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022 - 08:48 - Atualizado em 14/09/2022 09:30
Imprensa SMetal

isa, trabalhador, assembleia, aluisa, grupo, aluminio, ppr, smetal, mmo, mcor, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
As empresas Aluisa, Alumiso e Isal, do Grupo Isa, fabricam tarugos de alumínio, estão instaladas no Éden, e tem, juntas, cerca de 100 trabalhadoresDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
Na manhã desta quarta-feira, dia 14, os trabalhadores das empresas Aluisa, Alumiso e Isal, que pertencem ao Grupo Isa Alumínio, aprovaram o Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022. Com a aceitação da proposta, a primeira parcela será efetuada ainda no mês de setembro e a segunda, atrelada às metas, em março de 2023.

De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo (Marcelinho), responsável pelas negociações com o Grupo Isa, resolvida a questão do PPR, o SMetal vai pautar a empresa para cobrar melhorias na refeição. “Estamos recebendo algumas reclamações, especialmente do terceiro turno, sobre o tipo de refeição que é oferecida aos metalúrgicos. Vamos procurar a empresa e buscar avanços nessa questão”, explica.

Além dessa questão, estão em andamento negociações sobre o fornecimento de auxílio combustível aos trabalhadores e cesta básica. As empresas Aluisa, Alumiso e Isal, do Grupo Isa, fabricam tarugos de alumínio, estão instaladas no Éden, em Sorocaba, e têm, juntas, cerca de 100 trabalhadores.

Relembre como foi a negociação

No mês passado, os trabalhadores das empresas Aluisa, Alumiso e Isal reprovaram uma primeira proposta apresentada pelo Grupo, na qual o valor era cerca de 20% menor que o pago pelo Programa do ano passado. Após novas rodadas de negociação, a empresa chegou ao mesmo valor do PPR de 2021; porém, na assembleia que iria decidir se a proposta era ou não aceitável, a maioria dos trabalhadores se abstiveram de votar.

O Sindicato então voltou à porta das empresas nesta quarta, 14, e levou novamente a proposta aos funcionários da fábrica. Desta vez, o Programa foi aprovado pela maioria. Por deliberação da diretoria do SMetal, os valores do PPR não são divulgados para não afetar negociações em andamento em outras fábricas da categoria, nem expor o trabalhador.

Propostas de PPR também foram negociadas nas demais empresas do Grupo Isa. Na MCor e na MMO (Mundo Moveleiro), os trabalhadores aprovaram o Programa e, pela primeira vez, receberão o benefício. Já na MG Fundição, a proposta foi reprovada e os metalúrgicos reivindicam aumento no valor e metas atingíveis e nova assembleia deve ser realizada em breve.

Deixe seu Recado