SMetal

Imprensa

Inclusão

Metalúrgico desenvolve projeto musical gratuito para crianças

Além de trabalhar na indústria, Souza é guitarrista na banda de reggae Êxodo da Babilônia

Quarta-feira, 01 de Junho de 2016 - 13:44 - Atualizado em 27/12/2016 14:48
Imprensa SMetal

,
Participantes não pagam as mensalidade e as aulas são aos sábados
Metalúrgico na empresa Toyota desde agosto de 2015, Juliano Augusto Dalceno de Souza, 31 anos, desenvolve um projeto social na biblioteca comunitária Linha 42, zona norte de Sorocaba, onde dá aulas gratuitamente de violão para crianças e jovens.

Desde a primeira vez que teve contato com o violão, em 2000, Souza pensou em ensinar outras pessoas.

"Sempre achei a música uma expressão artística que tem um poder muito grande de transformação", afirma.

Em 2015, Juliano viu que a oportunidade de colocar em prática seu projeto poderia se tornar realidade. Em conversa com um amigo, apresentou seu projeto e teve a indicação de uma ONG que apoiaria sua ideia.

"Através do meu amigo Caio, conheci o Josué, que coordena a biblioteca comunitária Linha 42, no Parque das Laranjeiras, zona norte. Ele gostou da ideia e começamos de imediato a conversar sobre o início das aulas", conta.


O projeto

Mesmo com alguns imprevistos, em novembro do ano passado o metalúrgico fez uma parceira com outro amigo e reformularam o projeto.

"Foi fundamental eu ter encontrado meu amigo Chico. Ele desenvolvia um trabalho parecido, no qual dava aulas de músicas em orfanato, ilustrava quadros, vendia e revertia o dinheiro em ações sociais, aí fomos conversando e alinhando" ressalta Juliano.

Após a reformulação, realizaram uma campanha por meio de Facebook, Whatsapp e conversando com amigos, para arrecadar violão e, com essa campanha eles conseguiram arrecadar quatro violões.

Já com tudo pronto e organizado, o projeto foi inaugurado na biblioteca comunitária Linha 42, no sábado, dia 19 de março, onde ocorreu a primeira aula de violão popular gratuito à comunidade.


Aulas e doações

Em julho deste ano deverá ser formada uma nova turma. As aulas acontecem todos os sábados, das 15h às 16h30, na biblioteca, que fica na avenida Michel Chicri Maluff, 450, Parque das Laranjeiras. Para se inscrever, o interessado deve comparecer no local acompanhado do responsável, apenas para assinar a autorização do aluno.

Deixe seu Recado