SMetal

Imprensa

Sorocaba

Metalac: CSE pede sugestões dos trabalhadores para convênio médico e PPR

Assembleia aconteceu na manhã desta sexta, 22; conversa foi comandada pelo secretário de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Izidio de Brito, que também é membro do CSE da empresa

Sexta-feira, 22 de Julho de 2022 - 17:00 - Atualizado em 22/07/2022 17:21
Imprensa SMetal

7_julho , 2022, imprensa, Foguinho/Imprensa SMetal
Assembleia aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22Foguinho/Imprensa SMetal
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou uma assembleia com os trabalhadores da Metalac na manhã desta sexta-feira, 22. A conversa foi comandada pelo secretário de Organização da entidade, Izidio de Brito, que também é membro do CSE da empresa. O vice-presidente do Sindicato, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), também participou do encontro. 

De acordo com o Izidio, a assembleia teve o objetivo de apresentar o andamento das negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e também na mudança do convênio médico, além de pedir que os trabalhadores tragam contrapropostas para serem apresentadas à empresa.

Izidio explicou que a Metalac quer mudar o convênio médico, que hoje é da Intermédica, para a Unimed, que teria mais opções de médico, exames e hospitais. “No entanto, a partir da quarta consulta haverá co-participação, o que acaba pesando no bolso dos trabalhadores. Por isso, é fundamental que os metalúrgicos opinem e tragam outras sugestões para discutirmos com a empresa”.

O dirigente ressaltou que, na mudança, a proposta negociada busca corrigir um problema que era reivindicado pelo SMetal. “Acontece que os trabalhadores com menos tempo na Metalac acabam pagando mais no Convênio do que os funcionários mais antigos. Na nova proposta da empresa, essa situação caminha para ficar equilibrada”.

PPR 2022 e 2023

Na questão do Programa de Participação dos Resultados, Izidio esclarece que a proposta da empresa é fazer o acordo para dois anos – 2022 e 2023. Além disso, a Metalac aceita rediscutir a flexibilização das metas do Programa. “Aqui temos a situação do valor, que está abaixo do que buscamos. Temos potencial para ter um PPR maior, que seja condizente com a produção na empresa e que valorize quem garante essa produção, que são os trabalhadores”.

Izidio destaca que a mobilização dos trabalhadores será fundamental para garantir avanços. “O que tivemos de crescimento no PPR na Metalac só de seu através da luta do sindicato e dos trabalhadores. Agora não será diferente, temos que estar unidos para atingir um valor justo no PPR”.

Participação

O sindicalista pede que os trabalhadores mandem suas sugestões para o convênio médico e para o PPR até a próxima segunda-feira, 25, pelo whatsapp (15) 99727-9627 e pelo email [email protected]

“Vamos analisar todas as sugestões junto aos técnicos do Sindicato, que envolve economista do Dieese e também o departamento jurídico. A partir disso, voltaremos a nos reunir com a empresa para buscar avanços”, finaliza Izidio. 

Deixe seu Recado