SMetal

Imprensa

IndustriALL Global

Luta contra a precarização do trabalho é destaque em Congresso

Dez diretores do SMetal participam do 2º Congresso da federação internacional dos trabalhadores na indústria, que ocorre entre os dias 4 e 7 de outubro

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2016 - 17:53 - Atualizado em 27/12/2016 15:19
Imprensa SMetal

,
O evento serpa realizado entre 4 e 7 de outubro
Com o tema "A luta continua", teve início na noite desta terça-feira, dia 4, no Rio de Janeiro, o 2º Congresso da IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria.

Realizado entre os dias 4 e 7 de outubro, mais de 1300 sindicalistas de 140 países discutirão um plano de ação global da entidade, focado na luta contra a precarização do trabalho e na liberdade para a ação sindical. Do total, 150 dos participantes são metalúrgicos da CUT de todo o Brasil.

"Precisamos denunciar ao mundo todas as crueldades que o capital promove contra os trabalhadores. Este Congresso é um instrumento fundamental para isso, pois temos aqui lideranças sindicais de todos os continentes e das mais diversas fábricas e dos vários segmentos da indústria", assegura o diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e secretário de juventude da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT), Silvio Ferreira.

Representando o SMetal, além de Silvio, participam do 2º Congresso da IndustriALL: Leandro Soares, Alex Sandro Fogaça, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), Kelly Carmo da Silva, Kátia Silva Lucas, Priscila dos Passos Silva, Roberto Hatadani, Anderson da Silva (Copinho) e Daniel Firmino Viana.

Votação

Na tarde desta quarta-feira, dia 5, aconteceu a escolha da nova diretoria da federação e o secretário de relações internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, foi eleito o novo secretário-geral da IndustriALL.

Para Silvio, a conquista é fundamental para a organização e fortalecimento do movimento sindical. "Ainda mais neste momento onde temos uma conjuntura adversa, com governo tomado pelo golpe e que constrói proposta de retrocesso para a classe trabalhadora", lembra.


O que é a IndustriALL?

Fundada em 19 de junho de 2012, a IndustriALL tem mais de 600 sindicatos filiados provenientes de 140 países dos setores de manufatura, mineração, energia e têxteis. No total, representa 50 milhões de trabalhadores dos setores metalúrgico, químico, mineração, energia e têxtil.

Nascida da fusão de três federações internacionais (metalúrgicos, químicos/petroleiros e têxteis), sediada em Genebra, na Suíça, e com cinco escritórios regionais, a IndustriALL esteve à frente de ações importantes para garantir trabalho decente e direitos iguais em multinacionais.


Abertura

A abertura do 2º Congresso, que aconteceu na noite da última terça-feira, dia 4, contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que falou sobre o projeto de privatização implementado pelo governo Michel Temer (PMDB). "Existe um tipo de governo que não deve ser chamar governo, mas vendedor", disse.

A PEC 241/2016, que limita os gastos públicos à inflação do ano anterior, também foi alvo de críticas do ex-presidente. Segundo ele, se a proposta for aprovada no Congresso "vão congelar investimentos na saúde e na educação por 20 anos".

Deixe seu Recado