SMetal

Imprensa

Estudo

Livro do Dieese faz um raio-x nos segmentos da metalurgia

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2015 - 15:04 - Atualizado em 27/12/2016 14:10
Imprensa SMetal

,
André Corrêa (esq) e Fernando Lima (dir) são os enconomistas da Subsede do Dieese em Sorocaba que escreveram capitulos para o livro
"As faces da indústria metalúrgica no Brasil: Uma contribuição à luta sindical" é o título da obra recém-lançada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que conta com a participação de economistas da subseção de Sorocaba.

Com 496 páginas o livro apresenta um mapeamento dos seis segmentos que compõem a metalurgia: automotivo, aeroespacial e de defesa, bens de capital mecânico, eletroeletrônico, construção naval e siderurgia e metalúrgica básica.

Ele foi organizado pelo economista André Cardoso, da Subseção do Dieese da CNM/CUT e ao todo, foi escrito por 15 técnicos da entidade, como Fernando Lima e André Corrêa Barros, da subseção Dieese Metalúrgicos de Sorocaba, que participaram da elaboração dos capítulos 2 e 4, "Diagnóstico do segmento automotivo" e "Diagnóstico do segmento eletroeletrônico", respectivamente.

Indicadores de instituições públicas e empresariais, documentos governamentais focados nas políticas setoriais, foram algumas das fontes utilizadas pelos economistas da obra. De acordo com Fernando Lima os estudos tomam como base o período de 12 anos, de 2002 a 2013.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Ademilson Terto da Silva, essa obra contribui para se ampliar o conhecimento sobre a base de representação. "É uma contribuição muito importante para nós sindicalistas acompanhar a evolução da metalurgia brasileira", afirma.

A obra já está disponível para download no link: http://www.cnmcut.org.br/midias/arquivo/223-as-faces-da-industria-metalurgica-no-brasil.pdf.  Além disso, ela foi lançada nesta quarta-feira, durante o Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (Cecut), em Águas de Lindóia. Nesta sexta, dia 28, às 14 horas, o livro será lançado no CECUT-MG, e no domingo, 30, no CECUT-ES.

A obra foi publicada com o apoio da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).

Deixe seu Recado