SMetal

Imprensa

Solidariedade

Live Solidária do SMetal arrecada doações para o Banco de Alimentos

Evento será no Facebook e Youtube no sábado, 1º de Maio; doações poderão ser feitas por PIX e arrecadação será destinado para compra de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social

Terça-feira, 27 de Abril de 2021 - 11:12 - Atualizado em 27/04/2021 12:00
Banco de Alimentos

1 de maio, imprensa, Kátia Leite/Banco de Alimentos
Doações arrecadadas no 1ºde Maio - Live Solidária serão destinadas ao Banco de Alimentos de SorocabaKátia Leite/Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) é o grande beneficiado do 1º de Maio Solidário – Live Solidária, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. O evento organizado em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, vai reunir quatro bandas e artistas da cidade, em uma transmissão on-line, a partir das 10h, no Facebook e no Youtube.

Antes, durante e depois das apresentações, o público poderá fazer doações que serão destinadas à organização não-governamental. Serão aceitas quantias em dinheiro ou a doação direta de alimentos perecíveis e não perecíveis.

Pandemia
A necessidade de auxílio a essas famílias em vulnerabilidade social foi potencializada desde o início da pandemia da Covid-19, que teve início em 2020. O BAS precisou fazer um esforço redobrado para atender às comunidades que precisavam e ainda precisam de ajuda em Sorocaba e região.

Foi por meio das parcerias e campanhas com outras organizações, empresas privadas e entidades que o Banco de Alimentos de Sorocaba arrecadou mais de 57 toneladas de alimentos não perecíveis e mais de 174 toneladas de produtos de hortifruti. Só em 2020, 118 instituições, bairros e associações foram beneficiados.

“Há pouco mais de 15 anos o Banco de Alimentos de Sorocaba trabalha pela luta contra a fome e também pela promoção da segurança alimentar. O BAS luta contra o desperdício e também promove a agricultura familiar. EM 2014, comemoramos a saída do Brasil do Mapa da Fome, realidade essa tão controversa nos dias de hoje. A fome voltou ao Brasil, vivemos num país de fome, de miséria e de morte. Nesse momento o Banco de Alimentos vem ajudando arduamente a comunidade a buscar sobrevivência”, ressalta Tiago Almeida do Nascimento, presidente da entidade.

O Banco de Alimentos foi fundado em dezembro de 2005, a partir de uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. O foco da entidade é diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, combater a fome.

O processo do Banco não é simplesmente receber o alimento e doar. Parte do que é recebido, é impróprio para consumo humano, por isso existe um trabalho de triagem, separação e higienização dos alimentos.

Só em 2020, do total recebido em doações de supermercados parceiros e da agricultura, quase 87% foi aproveitado e doado para o consumo de mais de 25 mil famílias, isso corresponde a 201 toneladas de alimentos.
O que sobra e não é considerado adequado para o consumo humano, é destinado à ração animal.

Doe!
Para doar é fácil, basta fazer um Pix pela chave 15991226281. Se quiser doar alimentos e até mesmo criar uma parceria permanente com o BAS, é só entrar em contato por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (15) 99112-3417.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, na Rua Júlio Hanser, 140 - Jardim Faculdade, é um ponto de arrecadação permanente do Banco de Alimentos, assim como a sede da entidade, na CEAGESP – Rua Terêncio Costa Dias, número 300, Jardim Santa Isabel.

Deixe seu Recado