SMetal

Jurídico

Kanjiko: SMetal garante inscrição de trabalhador na eleição da CIPA

Funcionário havia sido demitido, mas estava no período de estabilidade pós-mandato por ter feito parte da CIPA, na gestão 2018/2019; ele garantiu inscrição para eleição da Comissão na quarta-feira, 12

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020 - 17:30 - Atualizado em 26/02/2020 09:08

2020, imprensa, Foguinho/Imprensa SMetal
Justiça determinou, liminarmente,que o trabalhador concorra à eleição da CIPAFoguinho/Imprensa SMetal
O trabalhador da empresa Kanjiko, Flávio Toshiro Hassegawa, garantiu sua inscrição para concorrer Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) depois de ação movida pelo departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos. Ele fez a inscrição na última quarta-feira, 12.

Flávio havia sido demitido em 21 de janeiro, mas estava no período de estabilidade pós-mandato por ter feito parte da CIPA da empresa, na gestão 2018/2019. A advogada do SMetal, Érika Mendes, explica que o trabalhador tem estabilidade até 22 de março de 2020.

Flávio havia confirmado que iria se candidatar nas eleições da CIPA deste ano, mas a empresa o demitiu durante sua estabilidade, tentando impedir a candidatura. O jurídico do SMetal ingressou com ação trabalhista na 1º Vara do Trabalho de Sorocaba e a justiça determinou, liminarmente, em decisão do juiz Dr. Guilherme Camurça Filgueira, que o trabalhador concorra à eleição da CIPA, que acontece no próximo dia 21.

O diretor sindical João de Moraes Farani destaca a importância do SMetal para garantir os direitos dos trabalhadores. “Temos o compromisso de defender o trabalhador sempre. A atitude da empresa não podia ficar sem uma resposta firme da ação sindical. Buscamos os meios legais para que a inscrição na CIPA pudesse ser feita e tivemos êxito”.

Ele lembra ainda a importância da CIPA dentro da fábrica. “Infelizmente, tivemos recentemente casos de acidentes de trabalhos em duas empresas e isso pode ser evitado com uma atuação consistente da CIPA, que é fundamental para garantir a segurança e a saúde do trabalhador”.

Deixe seu Recado