SMetal

Imprensa

Dias Pontes

Kanjiko: Metalúrgicos aprovam calendário de folgas de 2021

A proposta, construída pelos membros do CSE da sistemista e a empresa, foi aprovada por 87,16% dos votos; para evitar aglomerações, assembleia foi realizada pelo Porta SMetal, entre os dias 18 e 19 de janeiro

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021 - 16:10
Imprensa SMetal

kanjiko, smetal, fachada, sistemista, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A Kanjiko é fornecedora da montadora Toyota e fica na nova zona industrial de Sorocaba.Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Os trabalhadores da Kanjiko aprovaram, com 87,16% dos votos favoráveis, o acordo de calendário de folgas em feriados prolongados (dias pontes) de 2021, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A assembleia foi realizada à distância, pelo site do SMetal, e ficou disponível por 24h, entre os dias 18 e 19 de janeiro.

366 (68,03%) dos 538 trabalhadores aptos a votar participaram da assembleia eletrônica. Além dos 319 votos favoráveis, outros 38 (10,38%) foram contrários e 9 (2,46%) preferiram se abster.

Uma primeira proposta havia sido rejeitada pelos trabalhadores em dezembro do ano passado. Os membros do Comitê Sindical (CSE) da Kanjiko voltaram então a se reunir com a empresa e buscaram um novo acordo, aprovado na assembleia desta semana.

Segundo coordenador do CSE da Kanjiko, Anderson Teixeira dos Anjos (Pretão), o acordo construído pelo Sindicato e a sistemista leva em consideração a produção do novo veículo da Toyota, que deve iniciar em 2021. “Buscamos negociar um calendário em que, ao mesmo tempo que garante ao trabalhador um tempo livre para aproveitar ao máximo os feriados, não o prejudique na hora de compensar essas horas, além de garantir outros benefícios”, explica.

A Kanjiko é fornecedora da montadora Toyota e fica na nova zona industrial de Sorocaba.

Assembleia eletrônica

Preocupada com a saúde e a segurança dos trabalhadores da categoria, em abril do ano passado, a diretoria do SMetal decidiu realizar assembleias à distância, para evitar os riscos de contaminação pela Covid-19 e garantir a ampla participação dos metalúrgicos nas tomadas de decisões. Até o momento, foram realizadas mais de 130 assembleias eletrônicas, que são totalmente seguras e sigilosas.

Deixe seu Recado