SMetal

Imprensa

Falta de vagas

Justiça obriga município a matricular crianças em creches

Terça-feira, 06 de Outubro de 2015 - 12:09 - Atualizado em 27/12/2016 14:15
Imprensa SMetal

,
Obra abandonada no Parque São Bento
A falta de vagas nas creches em Sorocaba é uma situação crítica há muitos anos e já foi tema de diversas audiências na Câmara de Sorocaba, a última realizada em março deste ano.

Conforme reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, de domingo, dia 4, a carência de vagas na educação infantil na cidade é de 5.626. Os dados são da Defensoria Pública da Infância e da Juventude que desde 2012 conseguiu, por meio de liminar na justiça, matricular 4.458 crianças em Sorocaba.

Só até o dia 15 de setembro deste ano foram 1.906 novas matrículas via ordem judicial. Nas creches municipais 1.479 crianças aguardam vagas para berçário, conforme informações da própria Secretaria da Educação da prefeitura. No ano passado, 2.056 crianças não conseguiram ser matriculadas.

A reportagem aponta também que estão em construção creches no Jardim Califórnia, Jardim Betânia, Vila Barão e São Bento (nesse caso, as obras devem ser retomadas).

A imprensa do SMetal acompanhou no dia 31 de agosto deste ano o protesto de moradores do Parque São Bento devido ao abandono da creche, que está há três anos nessa situação. A manifestação foi acompanhada pelo vereador Izídio de Brito Correia (PT). De acordo com o parlamentar, as obras chegaram à fase de acabamento, mas depois foram paradas. O investimento nas obras (cerca de R$ 3 milhões nos últimos anos) foi desperdiçado pelo governo municipal, pois as marcas do vandalismo são evidentes, além de furtos de pia, portões, portas, entre outros materiais.


Outros problemas

Além da falta de vagas e do desperdício do dinheiro público com obras paradas, os Centros de Educação Infantil (CEI), conhecidos por creches, apresentam outros problemas como a falta de fornecimento de leite sem lactose, como foi o caso da moradora do Pq São Bento, Mônica Souza Inácio, que contou sobre esse problema que ocorreu na CEI 107, do bairro Horto.

Deixe seu Recado