SMetal

Imprensa

Aventureiro

Jornalista peregrino promove andança contra corrupção

Miral saiu de Canoas, no Rio Grande do Sul, há 7 meses e pretende percorrer o País inteiro em 3 anos

Sexta-feira, 06 de Agosto de 2010 - Atualizado em 27/12/2016 11:54
Imprensa Smetal Sorocaba

,
Miral não se importa se sua manifetação não dê resultado prático:
O jornalista e peregrino Miral Pereira dos Santos, 68 anos, chegou nesta sexta-feira (6) a Sorocaba para promover seu manifesto solitário contra a corrupção e a violência no Brasil.

Há sete meses o gaúcho de Carasinho (RS) deixou Canoas, também no Rio Grande do Sul, para percorrer todos os estados brasileiros e o Distrito Federal com seu protesto silencioso.

Miral não carrega estandarte ou bandeira, nem faz discursos em praças para mostrar sua indignação à roubalheira e à violência. A cada cidade que passa ele procura a mídia para dar "ressonância a cada jornada que faço", explica Miral.

Questionado sobre qual resultado prático seus protestos trazem à população, Miral, homem de convicção socialista e discurso com citações filosóficas e poéticas, cita o cartunista Henfil como resposta: "Se não houver frutos, valeu a beleza das flores, se não houver flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas, valeu a intenção da semente".

A jornada de Miral em protesto contra a corrupção e a violência é a 8ª caminhada que  ele faz pelo país desde 1992, quando começou as andanças.

Esta 8ª jornada, que ele faz de ônibus, carona e com ajuda de sindicatos e entidades filantrópicas, deve se encerrar somente daqui a dois anos. "mas pode demorar mais, pois não tenho pressa e meu pala ainda não está em tiras", diverte-se o peregrino.

Deixe seu Recado