SMetal

Imprensa

Pauta Unificada

Jornada de Lutas alerta para os perigos do Programa Verde e Amarelo

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 - 09:08 - Atualizado em 12/12/2019 09:20
Imprensa SMetal

jornada, lutas, cut, centrais, sindicais, , Divulgação
Centrais sindicais e movimentos sociais se uniram para criar uma pauta unitária de desenvolvimento econômico e lutar contra a MP 905Divulgação
A Central Única dos Trabalhadores e demais centrais sindicais (Força Sindical, UGT, CTB, CSB, Nova Central, CGTB, Intersindical, Intersindical Instrumento de Luta e Conlutas) iniciaram na terça-feira, 10, uma Jornada de Lutas por Empregos e Direitos.

O objetivo é alertar sobre os perigos da MP 905, o Programa Verde e Amarelo, que altera a CLT, trazendo redução do FGTS, o parcelamento do 13º salário e  das férias, o fim do pagamento das horas extras aos domingos e feriados e taxa os desempregados em até 7,5% para isentar os empresários de 34% de encargos trabalhistas.

O coordenador da subsede da CUT de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, explica que um calendário regional será estabelecido para 2020. “Vamos trazer a discussão para nossa região, na busca de caminhos para barrar mais esse retrocesso”. A agenda para Sorocaba será divulgada no Portal SMetal.

Reivindicações da Jornada Nacional de Lutas

Para os membros da Jornada Nacional de Lutas, são urgentes medidas e projetos que, efetivamente, gerem crescimento econômico para a ampliação do poder de compra dos trabalhadores. Entre elas, o aumento do salário mínimo e a ampliação dos benefícios sociais, além da revogação das medidas nocivas à classe trabalhadora, como a Reforma Trabalhista, de 2017, e a rejeição da MP 905/2019, da Carteira Verde e Amarela.

PAUTA UNIFICADA:
• Retomar o crescimento econômico
• Ampliação do emprego de qualidade com programa de inclusão produtiva
• Retomada das obras públicas paradas
• Reduzir a informalidade e garantir proteção ao desempregado

Deixe seu Recado