SMetal

Imprensa

Dia do Metalúrgico

Izídio de Brito será homenageado nesta sexta-feira, 20

A solenidade em homenagem ao secretário de organização do SMetal será na Câmara, a partir das 19h, e marcará o Dia do Trabalhador Metalúrgico

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018 - 09:38 - Atualizado em 23/04/2018 10:03
Imprensa SMetal

izidio, Arquivo SMetal
Histórico: Izídio sempre esteve à frente das assembleia, tanto nas fábricas quanto nas manifestações por direitos na sociedadeArquivo SMetal
O secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, ex-presidente da entidade, será homenageado nesta sexta-feira, 20, às 19h, pela sua atuação sindical, política e social, em sessão solene que marcará o Dia do Trabalhador Metalúrgico em Sorocaba, celebrado em 21 de abril.

Na solenidade, de iniciativa do vereador Francisco França, será entregue Título de Cidadão Sorocabano ao ex-vereador metalúrgico, na Câmara Municipal de Sorocaba.

“É uma homenagem mais que merecida, ainda mais no Dia do Metalúrgico. Desde que chegou a Sorocaba, Izidio tem sido um defensor ferrenho dos direitos da nossa categoria e de toda a população sorocabana. Estaremos lá prestigiando mais esse importante momento, companheiro!”, declara o presidente do Sindicato, Leandro Soares.

Nascido no distrito de Coronel Goulart, interior de São Paulo, Izidio é formado em tornearia mecânica e mudou-se para Sorocaba em 1982 para trabalhar na Metalac, na qual é funcionário até hoje. Eleito cipeiro na fábrica, entrou para diretoria dos Metalúrgicos em 1992, foi eleito presidente da entidade em 1998 e, depois, reeleito em 2002, 2005 e 2008.

smetal, história, Arquivo SMetal
Assembleia realizada na Rua da Penha, em frente à antiga sede dos Metalúrgicos de SorocabaArquivo SMetal
Sempre envolvido em ações de proteção e luta dos trabalhadores, Izídio foi vereador de Sorocaba por dois mandatos, de 2008 a 2016. Foi também presidente da Comissão de Saúde, fiscalizando irregularidades no atendimento na cidade, e lutou pela criação do Hospital Municipal de Sorocaba.

 

Orgulho de ser metalúrgico!

O Dia do Trabalhador Metalúrgico de Sorocaba, celebrado no dia 21 de abril, foi criado em reconhecimento a importância do trabalho da categoria não só para a cidade, mas também em todo o País.

Com mais de 30 mil metalúrgicos, a categoria representa 60,8% dos trabalhadores nas indústrias sorocabanas. Sorocaba, inclusive, é o 8º município do Brasil em número de metalúrgicos e o 4º no Estado de São Paulo.

A categoria também é conhecida historicamente por sua capacidade de mobilização e luta por direitos sociais e trabalhistas.

Deixe seu Recado