SMetal

Imprensa

CONSELHO DE SAÚDE

Izídio assume coordenação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador

Conselheiro de saúde e secretário de organização do SMetal, o representante sindical participou da reunião que marcou a reativação da comissão que vai atuar em defesa da saúde dos trabalhadores

Sexta-feira, 10 de Junho de 2022 - 12:30 - Atualizado em 10/06/2022 15:16

cistt, comissao, saude, trabalhador, seguranca, prevencao, acidentesdetrabalho, sorocaba, izidio, Mariana M. Maginador/Imprensa SMetal
CISTT reúne diversos setores em prol da saúde e segurança dos trabalhadoresMariana M. Maginador/Imprensa SMetal
Izídio de Brito, secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), participou da reunião oficial de reativação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), na manhã desta sexta-feira, 10, na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Sorocaba. O representante sindical, que também é conselheiro de saúde, assumiu a coordenação da comissão.

Newton Alberto Fernandes Pereira (Mineiro), membro da Comissão Executiva do Comitê Sindical da Edscha, também participou do encontro. 

A CISTT é uma câmara técnica do Conselho de Saúde de Sorocaba que reúne representantes do próprio conselho, universidades, poder público e representantes dos trabalhadores. O papel da comissão, que está desativada há anos na cidade, é assessorar conselheiros e conselheiras de saúde na temática da saúde da população trabalhadora no Brasil. Ela foi criada em 1990, junto à Lei nº 8.080/1990, que regulamenta o SUS.

De acordo com Conselho Nacional de Saúde, "a instalação dessa comissão, em nível municipal e estadual, é indispensável. Seus membros discutem periodicamente o Plano Anual de Trabalho, seus encaminhamentos e resoluções. É papel dessa comissão participar da construção das ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)".

Izídio de Brito, que também é conselheiro de saúde, destaca a importância dessa reativação. “O movimento sindical tem um papel fundamental , assim como todos os outros participantes, para a eficiência da CISTT. E além de reativar essa comissão, queremos promover debates, treinamentos e a participação de todos envolvidos. Outro ponto importante é trabalhar efetivamente a prevenção de acidentes de trabalho. Saio daqui motivado com essa nova possibilidade de respaldo aos trabalhadores e trabalhadoras de Sorocaba”, reforça.

Solange Regina Pereira do Nascimento, coordenadora do Cerest e assistente social, explica que com a reativação da CISTT é possível criar um planejamento envolvendo todos os setores envolvidos. “O objetivo é melhorar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores, inclusive os informais, autônomos, que não têm vínculo empregatício. Estes também são trabalhadores. A CISTT promoverá as discussões para fomentar políticas públicas na área de saúde e segurança do trabalho, que depois poderão ser deliberadas pelo Conselho de Saúde”.

As pautas da primeira reunião foram: a discussão sobre a reestruturação da CISTT em si, a criação de um grupo da comissão para facilitar as resoluções futuras, a promoção de um curso de capacitação para os membros CISTT e do Conselho de Saúde e, ainda, a abertura da fala permanente da comissão nas reuniões do mesmo conselho.

A CISTT realizará reuniões mensais na sede do Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.

Deixe seu Recado