SMetal

Imprensa

CULTURA

Historiador Sayid Marcos Tenório realiza palestra na UFSCar Sorocaba

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba apoia o evento que também terá o lançamento da segunda edição do livro  “Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência”

Sexta-feira, 22 de Julho de 2022 - 16:53 - Atualizado em 22/07/2022 17:13

sayid, palestina, livro,ufscar, palestra, lancamento, Divulgação
Sayid Marcos Tenório é historiador e especialista em relações internacionaisDivulgação
O Núcleo de Extensão, Tecnologia e Cultura da UFSCar de Sorocaba, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), realiza na terça-feira, dia 26 de julho, a palestra e lançamento do livro “Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência”, com o autor Sayid Marcos Tenório, historiador e especialista em relações internacionais. Ao final do evento, haverá sessão de autógrafos.

Para Sayid, a defesa dos direitos humanos do povo palestino, vítima da ocupação colonial sionista Israelense, é uma das causas de maior apelo em todo o mundo. “A Palestina está ocupada e seu povo vivendo sob um regime de apartheid há 74 anos, com milhares de palestinos vivendo exilados em seu próprio território e nos países vizinhos, sem que isso tenha medidas mais eficazes por parte da ONU e das superpotências que controlam o Conselho de Segurança”, ressalta.

O livro é um trabalho que desmistifica o pertencimento da Palestina Histórica aos atuais ocupantes israelenses e faz um retrospecto histórico contestando a teoria da “terra prometida” e do “povo escolhido”, designações utilizadas pelos israelenses para justificar a ocupação e o projeto colonial na Palestina. Além disso, a obra demonstra que o conflito não é uma disputa político-religiosa entre judeus e palestinos, mas parte do contexto que se agravou desde que a ONU dividiu a Palestina secular em dois Estados.

O livro traz um inédito relato do relato do surgimento e da atuação do Movimento de Resistência Islâmica (HAMAS) no cenário político da Palestina e um apanhado das relações Brasil e Palestina e da atuação do movimento de solidariedade brasileiro.

livro, palestina, sayid, palestra, ufscar, sorocaba, Divulgação
Livro Divulgação

“Atividades como a que realizarmos serve ao propósito de denunciar as constantes violações de Israel, um “estado” terrorista é que descumpre o ordenamento jurídico internacional. E para mostrar que o conflito não é milenar nem com fundo religioso. Mas decorrente da ocupação da Palestina pelos judeus vindos da Europa, que exercem um dos regimes mais segregacionistas que a humanidade já conheceu”, afirma Sayid.

Sobre o palestrante

Sayid Marcos Tenório é historiador, especialista em relações internacionais e vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) e ativista de causas internacionalistas há mais de 30 anos.

Publica artigos sobre a questão palestina, a luta de libertação do povo do Sahara Ocidental, temas relacionados ao islamismo e outras causas de direitos humanos e justiça social em portais como Ibraspal, Desacato, Vermelho, Jornal GGN, Brasil 247, Monitor do Oriente (nos três idiomas do portal), Shehab News e Days of Palestine, de Gaza, no PIA Notícias, de Buenos Aires e no ISM-France, de Paris.

 

Deixe seu Recado