SMetal

Imprensa

SAIBA MAIS

Híbrido-etanol: encontro virtual discute nova fonte de energia limpa para automóveis

Evento será dia 6 de abril, a partir das 14h, no modelo virtual; Participarão pesquisadores, membros de universidades, representantes das entidades dos trabalhadores, direção da Volkswagen e da Toyota

Terça-feira, 05 de Abril de 2022 - 10:29 - Atualizado em 05/04/2022 10:48
Reprodução Motor do Futuro

hibridoetanol, hibrido, etanol, motor, evento, Divulgação/Motor do Futuro
Evento acontece onlineDivulgação/Motor do Futuro
O evento "Híbrido Etanol: O Motor do Futuro - Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade", que ocorreu pela primeira vez em outubro de 2021 na cidade de Araraquara, agora segue para outras regiões do estado de São Paulo. O próximo, numa organização do ABC Paulista, será realizado no dia 6 de abril, uma quarta-feira, a partir das 14 horas, no modelo virtual.

O Hibrido Etanol: o Motor do Futuro é um encontro voltado para as discussões em torno de uma nova fonte de energia limpa para automóveis. O evento presencial será restrito a convidados, mas será transmitido ao vivo pelo Grupo EP, por meio do site motordofuturo.com.br.

Participarão pesquisadores, membros de universidades, representantes das entidades dos trabalhadores, direção da Volkswagen e da Toyota (duas das maiores indústrias automobilísticas do mundo), além de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e outras instituições.

A programação será dividida em dois painéis. No Painel 1, com o tema "Rotas tecnológicas para a mobilidade sustentável", participarão o professor universitário Wanderlei Marinho da Silva; Pablo Di Si, da Volkswagen; e Roberto Braun, da Toyota, com mediação de Eduardo Leão, da UNICA. O início está previsto para 14h10.

Já às 15h10, o Painel 2, que abordará "O marco legal para o motor do futuro", contará com a presença de Margarete Gandini, do Ministério da Economia; Evandro Gussi, da UNICA; e Wellington Damasceno, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A mediação fica por conta de Rodrigo Marques, do CEMPEQC.

Híbrido etanol

O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. A novidade, que norteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.

A ideia envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a um elétrico, e as perspectivas da célula de hidrogênio. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.

Sobre o evento

O evento "Híbrido Etanol: o Motor do Futuro" é organizado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPQC).

O painel também conta com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Prefeitura de Araraquara, das montadoras Volkswagen e Toyota e do CEAR, e tem como apoiadores de mídia a EPTV, os portais de notícias g1 e acidade on e a rádio CBN São Carlos.

A produção é da O.A. Eventos, empresa do Grupo EP.

Deixe seu Recado