SMetal

Imprensa

Cultura

Grupo Imagem completa 30 anos com programação especial

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2016 - 12:17 - Atualizado em 27/12/2016 15:06
Informações Grupo Imagem

,
As fotos fazem parte do acervo comemorativo ao aniversário de fundação de Sorocaba
O Grupo Imagem - Núcleo de Fotografias de Sorocaba completa seu 30° aniversário de fundação este ano, no dia 22 de setembro e, em comemoração, promoverá um calendário especial de eventos. O primeiro deles trata-se da exposição fotográfica "Sorocaba", do fotógrafo Edeson Souza, um dos fundadores e atual presidente do Grupo, aberta nesta terça-feira (9).

A exposição segue até o próximo dia 31, no Espaço Cultural "Ruy Rebello Pinho", na FADI - Faculdade de Direito de Sorocaba. Ao todo, estão à mostra 32 fotografias de vários momentos e locais históricos da cidade, como do Paço Municipal, Estação Ferroviária, Museu da Estrada de Ferro Sorocabano, monumentos Bicicleta, Bonde Elétrico e do Criador e Criação, Jardim Botânico de Sorocaba e da Usina Cultural, entre outras.

As fotos, coloridas e em preto e branco estão expostas no tamanho 30x45cm. A entrada para a exposição é gratuita.

Próximos eventos

Ainda durante as atividades em comemoração aos 30 anos, o Grupo Imagem promoverá a já tradicional comemoração do Dia Internacional da Fotografia, em 19 de agosto. Na ocasião, membros do Núcleo fotografam gratuitamente as pessoas que passam pela praça Coronel Fernando Prestes durante o dia.

Para setembro estão agendados o relançamento de projetos do Núcleo, a inauguração da nova sede, que fica na Rua Joubert Wey, 42, no Jardim Vergueiro, além da 4ª Semana da Fotografia em Sorocaba. Em breve serão divulgadas mais informações sobre a festa de 30 anos do Grupo Imagem, que acontece dia 25 de setembro.

Confira abaixo a programação completa. Mais informações pelo telefone (15) 3227-2099 ou no site www.grupoimagem.org.br.

PROGRAMAÇÃO:

Agosto
04 a 31/08 - Exposição fotográfica sobre Sorocaba na FADI.
17 a 21/08 - Interfoto Itu - http://www.interfotoitu.com.br/
19/08 - Comemorações do Dia Internacional da Fotografia na Praça Cel. Fernando Prestes.
21/08 - Participação na 16ª Caminhada Fotográfica Hércules Florence

Setembro
Relançamento dos projetos: Oficina de Fotografia "Jovem Cidadão"; Oficina de Fotografia "Melhor Idade"; Oficina de Áudio Visual para jovens (novo); Workshop mensais; Passeios fotográficos
14 a 18/09 - Paraty em Foco - http://www.pefparatyemfoco.com.br/
22/09 - Inauguração da nova sede
25/09 - Festa dos 30 anos

Outubro
XX SALÃO NACIONAL DE ARTE FOTOGRÁFICA FOTO CLUBE DE LONDRINA - 2016 - http://www.fotoclubelondrina.art.br/
1º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Bauru - www.fotoclubedebauru.com.br
4ª Semana da Fotografia de Sorocaba
Novembro
Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba

O Grupo Imagem

A ideia da criação de um movimento sorocabano que buscava a produção da imagem e de uma reflexão sobre sua reprodução surgiu após a realização do projeto "Nossa Gente", em Sorocaba, da Secretaria estadual de Cultura, em 1986.

Promovido pela União dos Fotógrafos de São Paulo e Cinebando Cineclube, o evento levantou o debate junto a fotógrafos amadores sobre o significado da imagem na vida dos profissionais. "E foi ali que passamos a enxergar a fotografia como uma forma de intervenção e reflexão que precisava ser repassada", afirma Edeson Souza.

Com a mudança da forma de pensar a fotografia, um coletivo de fotógrafos e estudantes criou o Grupo Imagem - Núcleo de Fotografias de Sorocaba, em 22 de setembro de 1986. Entre suas missões iniciais estavam a promoção do convívio dos aficionados da arte fotográfica, desenvolvendo exposições, palestras, conferências, laboratório, cursos, seminários, concursos, salões, Boletins Informativos e excursões. Visando defender a categoria das artes fotográficas, ofertar cursos especiais para jovens carentes, o Núcleo também desenvolveria atividades relacionadas com cinema, áudio visual e vídeo, literatura, poesia e demais artes e culturas.
São fundadores do Grupo Imagem os fotógrafos e produtores culturais Edeson Souza, Werinton Kermes, Maria da Glória Souza, Nelson Rampim Filho, Ney Oliveira Fogaça Filho, Adolfo Frioli, Mariza Pellegrini Macambyra, Júlio César de Rosa Lima, Maria de Cássia Almeida e Antônio de
Pádua Toledo Leme.

Em seus 30 anos de atuação, o Grupo Imagem promoveu centenas de cursos, palestras com fotógrafos, cineastas e estudiosos da imagem, passeios fotográficos e exposições. Firmou diversas parcerias e participou de campanhas em defesa dos profissionais e da inclusão social, entre outras.

Entre as atividades em destaque realizadas pelo Grupo Imagem estão o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba; a Semana de Fotografia de Sorocaba que está na sua 4ª edição; os projetos Pão e Poesia e Poesia de Passagem; a Mostra Fotográfica Brasil Afro e cursos de fotografia para cegos.

Deixe seu Recado