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Ford anuncia fim da produção no Brasil e fechará três fábricas em 2021

Unidades em Camaçari e Taubaté fecham as portas; fábrica no Ceará encerrará atividades no 4º trimestre e cinco mil trabalhadores do Brasil e Argentina serão demitidos; decisão foi anunciada na segunda

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021 - 09:16
CUT Brasil com informações da Imprensa SMetal

janeiro, 2021, imprensa, Divulgação FORD
Em 2020, a Ford registrou queda de 39,2% nas vendasDivulgação FORD
“O Brasil está à deriva. Sem um plano de investimentos para retomada da indústria e sem vacinação para todos esse é cenário que vamos ver: fechamento de empresas, desemprego e miséria”. Assim o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, resume a notícia do fechamento da multinacional estadunidense Ford.

Um ano e meio após encerrar atividades na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a empresa anunciou nesta segunda-feira (11) que não produzirá mais veículos no Brasil. As fábricas de Camaçari (BA), com cerca de 3 mil trabalhadores, e Taubaté (SP), com 700, fecharão as portas imediatamente. A unidade de Horizonte (CE) permanecerá em atividade até o 4º trimestre de 2021.

A empresa, que já havia suspendido parte das operações no país em função da pandemia, disse que trabalhará em colaboração com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção".

O Brasil de Fato entrou em contato com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau). Segundo a assessoria de comunicação, a entidade foi surpreendida pela notícia e convocou uma assembleia emergencial com os trabalhadores para as 17h30. Somente após essa reunião, serão divulgadas informações ou posicionamentos oficiais à imprensa.

“Sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford, em nota.

Em 2020, a Ford registrou queda de 39,2% nas vendas, quase 11 pontos percentuais acima da queda geral do setor automobilístico. Mesmo assim, a empresa anunciou um plano de investimento de cerca de US$ 580 milhões – o equivalente a R$ 3,2 bilhões – na Argentina até 2023, para produzir o novo modelo da caminhonete Ranger.

O fechamento de unidades produtivas no Brasil parece ser uma tendência do setor. Há menos de um mês, a Mercedes Benz anunciou o fechamento de uma fábrica em Iracemápolis (SP), com 370 trabalhadores. A alta do dólar, que encarece a importação de peças para montagem dos automóveis foi considerada um elemento decisivo para o encerramento das atividades.

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