SMetal

Imprensa

Dia de Reis

Folia se apresenta duas vezes no centro de Sorocaba nesta sexta-feira, 6, Dia de Santo Reis

Sábado, dia 7, na vila Formosa, zona norte da cidade, o grupo faz a festa da chegada

Terça-feira, 03 de Janeiro de 2012 - Atualizado em 27/12/2016 11:58
Imprensa SMetal

,
Folia leva cultura e religiosidade ao centro de Sorocaba durante apresentação no presépio montado na praça Coronel Fernando Prestes
A Companhia de Santos Reis da Vila Formosa, uma das poucas manifestações do gênero na região, faz duas apresentações no centro de Sorocaba, no final da tarde do próximo dia 6, sexta-feira, Dia de Santos Reis.

A primeira cantoria do grupo está prevista para às 17h45min, no presépio da Catedral Metropolitana de Sorocaba, na praça Coronel Fernando Prestes. Às 19h, no presépio da mesma praça, acontece a segunda cantoria.

Ainda na sexta, ao longo de todo o dia, a folia faz apresentações pelas casas da Vila Formosa, bairro-sede do grupo, na zona norte de Sorocaba.

A Festa da Chegada do grupo, depois de dois meses de andança, será no sábado, dia 7, na sede do clube Paranazinho, que fica na rua Nelson Herdy Barbosa, 200, Vila Formosa, zona norte de Sorocaba.

A andança
A 21ª jornada da Folia de Santos Reis da Vila Formosa começou no dia 29 de outubro. Até sábado, dia da chegada, o grupo espera passar por ao menos 30 bairros e visitar mais de 500 casas.

O grupo, de natureza folclórico-religiosa, é formado por aproximadamente 15 foliões, entre homens e mulheres, e tem o patrocínio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, parceiro da Folia de Santos Reis há mais de quinze anos.

Origem e onde ocorre
A Folia de Reis, Terno de Reis ou Companhia de Santos Reis, como é denominada, é uma manifestação folclórica de cunho católico e de origem portuguesa. Ela chegou ao Brasil pelas mãos dos Jesuítas e ao longo dos séculos se espalhou por várias regiões do país.
Ela ocorre em quase todo o Nordeste, parte do Norte e do Centro-Oeste, em todo o Sudeste, com destaque para Minas Gerais, e no estado do Paraná, Sul do País.

Significado
Segundo a fé cristã-católica, a Folia de Reis representa a andança que os três reis magos - Gaspar, Baltazar, Belchior - fizeram para visitar o Menino Jesus.

Avisados em sonhos do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro; os três reis partiram, cada qual do seu reinado, com destino a Belém, onde havia nascido o Messias.

Sempre guiados pela Estrela Guia, eles foram se encontrando no caminho e chegaram juntos à manjedoura no dia 6 de Janeiro; dia de Santos Reis.

Eles foram os primeiros a visitar o menino e isso significa, na fé cristã, que Jesus é o rei dos reis, pois foram os reis os primeiros a reconhecê-lo tal, além de dar a notícia ao mundo.

Cantoria e improviso
Cada jornada de uma folia de reis representa, portanto, a caminhada que os três reis fizeram. Os grupos, formados geralmente por cerca de uma dezena de integrantes, saem em cantoria pelas redondezas.

Com caixas, pandeiros, violas, violões e outros instrumentos, eles saem batendo de porta em porta. Onde são recebidos, louvam o menino Jesus, agradecem o dono da casa pela acolhida e pedem uma oferenda. Tudo é feito em forma de cantoria e muitos versos são feitos de improviso.

Com as doações que recebem, os grupos promovem as festas de chegada no final de cada jornada.

Tradicional e adaptação
Originalmente, as folias de reis iniciam suas jornadas à meia noite do dia 24, quando nasce Jesus, e param no dia 6 de janeiro, quando os três reis chegam à manjedoura. Esse tempo de jornada de 12 dias ainda é respeitado nas zonas rurais, quando os foliões abandonam seus afazeres e partem no Natal e só voltam para casa no dia festa da chegada, em 6 de janeiro.

Mas como na cidade os foliões não podem abandonar seus empregos, a Folia de Reis da Vila Formosa, por exemplo, sai no fim de outubro, pois promove a andança somente nos fins-de-semana.

Em cada jornada, a Folia de Reis da Vila Formosa percorre mais de 30 bairros e vista mais de 500 casas. A grande maioria é devota de Santos Reis que recebe a Folia há anos.

História desta folia
A Folia de Santos Reis da Vila Formosa começou, na verdade, no estado do Paraná. Foi lá que José Copi deu início à jornada da sua bandeira nos anos 60.

Recém chegado em Sorocaba, no final dos anos 80, Copi se encontrou com antigos reiseros vindos também do Paraná. Eles então resolveram desenrolar a bandeira que representava a folia de Copi, no Paraná, e recomeçaram a andança.

Desde então Sorocaba passou a contar com uma folia reis, já que, segundo pesquisas, o município não tinha registro desse tipo de manifestação até 1989.

Deixe seu Recado