SMetal

Imprensa

ESPORTE

Filho de metalúrgico é campeão infantil no Mundial de Jiu-Jitsu

Filipe Gabriel tem só 11 anos e acumula títulos. A competição dos sonhos aconteceu no dia 14 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021 - 16:00

jiujitsu, filipegabriel, metalurgico, sorocaba, campeao, mundial, esporte, Arquivo pessoal
Filipe Gabriel se consagrou campeão no Mundial de Jiu-Jitsu nos Emirados ÁrabesArquivo pessoal
Filipe Gabriel Pereira Pinto tem só 11 anos e já conquistou o campeonato Mundial de Jiu-Jitsu pelo Grand Slam de Abu Dhabi, categoria infantil, realizado no dia 14 de novembro, nos Emirados Árabes. Ele venceu todas as lutas sem tomar pontos e voltou com a medalha de ouro para Sorocaba, onde vive com a família, incluindo o pai Elias Pereira Pinto, metalúrgico da Dana Indústrias e sócio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

“A gente vem batalhando desde o começo do ano para levar o Filipe pra lá. É um campeonato importante, ele tinha o sonho de participar do campeonato, e a gente se dispôs a sonhar junto com ele”, conta Elias.

Para Filipe Gabriel, a emoção foi grande. "Saber que é um dos maiores campeonatos, se não o maior do mundo... que eu ganhei, lutei com quatro meninos muito bons. Eu senti que cumpri minha missão. Meus pais lutaram muito para me levar lá e fiquei muito feliz". 

Para chegar lá, a família vendeu rifa, moto, videogame, e além disso, contou com a colaboração de alguns parceiros, patrocinadores e amigos que confiaram no sonho de Filipe Gabriel. “Essa conquista representa muito, tanto pra ele como para quem depositou essa confiança no meu filho. Ele retribuiu de forma brilhante, lutando contra os melhores do mundo. Não tinha ninguém ruim lá, são todos campeões”, se orgulha Elias.

Filipe fez quatro lutas e não tomou nenhum ponto dos adversários, fechou as lutas em: 22-0, 10-0, 8-0 e 1-0. “Foi bem acirrado. Ele pegou um da Rússia, um dos Emirados, outro da Moldávia e fez a final com um menino da Jordânia. Todos tinham mérito, mas a medalha veio para o Brasil”.

História no esporte

De acordo com Elias, o filho começou a treinar em 2014 por incentivo dele, que também pratica o esporte e é faixa marrom.

jiujitsu, filipegabriel, metalurgico, sorocaba, campeao, mundial, esporte, Arquivo pessoal
Filipe Gabriel viajou para Abu Dhabi acompanhado do professorArquivo pessoal
“Desde então, o Filipe pegou gosto e começou a dedicar mais e mais”. Um ano depois de iniciar no esporte, o menino começou as competições. O atleta treina atualmente na academia Almeida JJ, com o professor Antoni N. Barnabé e compete com a faixa amarela. 

Desde 2015, já ganhou campeonatos como Paulista, Sul-americano, Federação de Abu Dhabi, Copa Bandeirantes, Mundial CBJJE, além de campeonatos em várias cidades da região de Sorocaba e em municípios como São Bernardo dos Campos e Guarulhos.

Incentivo ao esporte

O pai conta que apesar de ter conseguido parcerias importantes, ainda precisa de ajuda e patrocínio. Todos os gastos para viajar aos campeonatos é por conta da família, que faz arrecadações entre amigos e batalha para pagar as passagens e gastos com vistos. 

Filipe Gabriel vai disputar nas próximas semanas o Campeonato Paulista e o Mundial que acontece em São Paulo, capital. Mas o próximo grade sonho do garoto é o Mundial que acontece na Califórnia, nos EUA, no ano de 2022. 

Para acompanhar as competições e os treinamentos do Filipe, siga o perfil dele no Instagram. Se quiser ajudar ou ser um parceiro, entre em contato pela rede social.

Deixe seu Recado