SMetal

Imprensa

Tradição e fé

Festa da Chegada encerra 20ª jornada da Folia de Reis da Vila Formosa

A Folia de Reis é uma manifestação folclórica de cunho católico e de origem portuguesa

Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2011 - Atualizado em 27/12/2016 11:55
Imprensa SMetal

,
Folia de Reis da Vila Formosa fez sua última apresentação em frente ao presépio durante Festa da Chegada no último sábado, dia 8
A Companhia de Santos Reis da Vila Formosa, uma das poucas manifestações do gênero na região, encerrou sua 20ª jornada pelas ruas de Sorocaba no último sábado, dia 8, com a tradicional Festa da Chegada. O grupo começou a andança em 22 de outubro.

Como em todos os anos, a chegada da Folia movimentou a Vila Formosa, zona norte, onde foi servido almoço à comunidade na sede do Clube Paranazinho. Após a celebração da chegada, os foliões promoveram um baile de confraternização.

O grupo, formado por aproximadamente 15 foliões, entre homens e mulheres e
sob o comando do mestre José Copi, fez a primeira apresentação da 20ª jornada no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, parceiro da Folia há mais de 15 anos.

Origem e significado
A Folia de Reis, Terno de Reis ou Companhia de Santos Reis, como pode ser denominada, é uma manifestação folclórica de cunho católico e de origem portuguesa. Ela chegou ao Brasil pelas mãos dos Jesuítas e se espalhou por todas as regiões do país.

Ela ocorre em quase todo o Nordeste, parte do Norte e do Centro-Oeste, em todo o Sudeste, com destaque para Minas Gerais, e no estado do Paraná e Santa Catarina, Sul do País.

Segundo a fé católica, as Folias de Reis representam a andança que os três reis magos [Gaspar, Baltazar, Belchior] fizeram para visitar o Menino Jesus.

Deixe seu Recado