SMetal

Imprensa

Celebração

Festa da Chegada da Folia de Reis acontece neste sábado na Vila Formosa

Manifestação religiosa é realizada pela Companhia de Santos Reis da Vila Formosa desde o início dos anos 90; evento tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e do E.C. Paranazinho

Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2022 - 22:12 - Atualizado em 08/01/2022 17:09
Imprensa SMetal

1_janeiro, 2022, imprensa,
1_JANEIRO
A Companhia de Santos Reis da Vila Formosa realiza, neste sábado, 8, a tradicional Festa da Chegada da Folia de Reis. A manifestação religiosa acontece no bairro Vila Formosa durante todo o dia.  

Pela manhã do sábado os foliões visitam as casas dos devotos na comunidade. A celebração da chegada tradicional está prevista para às 15h, com reza e cânticos, e será realizada no centro comunitário do bairro, que fica na sede do Esporte Clube Paranazinho.

Às 18h, o cortejo segue para a Igreja São José, onde ocorre uma missa. Após a missa, os foliões retornam para o centro comunitário para o encerramento da atividade.

O evento tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e do Esporte Clube Paranazinho. Para segurança de todos, os organizadores recomendam uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento social.

A sede do E.C. Paranazinho fica na rua Nelson Herdy Barbosa, 200, Vila Formosa, zona norte de Sorocaba.

O grupo

A Folia de Santos Reis da Vila Formosa começou, na verdade, no Estado do Paraná. Foi lá que José Copi deu início à jornada da sua bandeira nos anos 60. Recém-chegado em Sorocaba, no final dos anos 80, Copi se encontrou com antigos reiseros vindos também do Paraná e de Minas. Em 1989 eles resolveram desenrolar a bandeira que representava a folia de Copi, no Paraná, e recomeçaram a andança, que segue firme até hoje.

Sobre a festa
Segundo a fé cristã-católica, a Folia de Reis representa a andança que os três reis magos - Gaspar, Baltazar, Belchior - fizeram para visitar o Menino Jesus.

Avisados em sonhos do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro; os três reis partiram, cada qual do seu reinado, com destino a Belém, onde havia nascido o Messias.

Sempre guiados pela Estrela Guia, eles foram se encontrando no caminho e chegaram juntos à manjedoura no dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis.

Eles foram os primeiros a visitar o menino e isso significa, na fé cristã, que Jesus é o rei dos reis, pois foram os reis os primeiros a reconhecê-lo tal, além de dar a notícia ao mundo.

Deixe seu Recado