SMetal

Imprensa

Luto

Falece Olival Farias, militante social e professor de filosofia em Sorocaba

Quarta-feira, 05 de Agosto de 2015 - 18:05 - Atualizado em 27/12/2016 14:06
Imprensa SMetal

,
No início dos anos 90 foi militante do movimento estudantil da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, hoje Uniso
Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 5, o professor de filosofia, militante social e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba, Olival Costa Farias. O velório acontece na Ofebas, em Sorocaba, a partir da 0h, e o enterro será no Pax, às 14h.

Ele estava internado há 19 dias no Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo, e faleceu por insuficiência respiratória, causada devido a um câncer no pulmão. Viúvo, com 67 anos, deixa duas filhas, Miriam e Mariana.

Olival nasceu em Itajaí, na Bahia, e foi criado em Álvares Machado/SP. Chegou a Sorocaba durante sua adolescência, quando trabalhava em uma confecção na Santa Rosália. Trabalhou ainda, por 18 anos, na metalúrgica Ericsson do Brasil, em São Paulo. Nos últimos anos se dedicava à educação, como professor de filosofia em Sorocaba.

No início dos anos 90 foi militante do movimento estudantil da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, hoje Uniso, e diretor do Centro Acadêmico Armando de Oliveira Lima (CAAOL). Também foi assessor dos ex-vereadores Gabriel Bittencourt e Raul Marcelo, que na época eram filiados ao PT.

Formado em filosofia, Olival sempre transmitiu sua experiência de vida aos jovens com a paciência de um respeitoso sábio. Pela sua postura como educador e pela sua conduta ética ele deve ser lembrado como uma referência no horizonte de uma sociedade mais justa, mais amável.

Olival sempre foi uma figura muito querida pelo seu jeito humilde, sua voz tranquila e com grande disposição para contribuir com o debate social nos movimentos sociais e político. Um verdadeiro professor tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Por isso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) presta esta singela homenagem a esse homem que fez um trabalho de formiguinha conquistando corações e mentes, aumentando e conservando o círculo de amizades.

Deixe seu Recado