SMetal

Imprensa

Campanha Salarial

Fabricantes de parafusos apresentam proposta de acordo à FEM

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 - 16:04 - Atualizado em 27/12/2016 14:16
Imprensa SMetal

,
A Metalac é uma das empresas em Sorocaba ligadas ao sindicato patronal do setor de parafusos e porcas
O sindicato patronal do setor de parafusos e porcas (Sinpar), apesar de fazer parte do Grupo 3, apresentou uma proposta independente de acordo salarial para a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) nesta quarta-feira, dia 14. A proposta é igual a aprovada pelos metalúrgicos dos Grupos 2 e 8; e prevê a reposição da inflação dos últimos 12 meses (9,88%) em duas parcelas, além da renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva.

Pela proposta, os metalúrgicos da fábricas de parafusos asseguram um reajuste de 7,88% retroativos a 1º de setembro e mais 2% em fevereiro de 2016 (sobre os salários de agosto de 2015). As perdas integrais de 9,88% serão aplicadas, em parcela única, nos pisos salariais e também nas férias e 13º de todas as faixas salariais.

Em Sorocaba, as principais fábricas ligadas ao Sindpar são a Metalac e a Tecnofix.


Por fábrica

Além dos fabricantes de parafusos, o Grupo 3 reúne as autopeças e forjarias. Nos dois últimos segmentos, as negociações estão acontecendo por fábrica e, diante da falta de acordos estadual, não está descartada a greve nas empresas que se recusam a atender as reivindicações dos trabalhadores daquela determinada empresa.

Na ZF de Sorocaba, por exemplo, a empresa não atendeu à reivindicação de pagar os 9,88% em parcela única e os trabalhadores aprovaram, em assembleias nesta quinta-feira, dia 15, a entrega de um comunicado de greve à empresa.

Com a proposta do setor de parafusos, já somam mais de 31 mil os metalúrgicos da região com acordo garantido nesta campanha salarial. A categoria é formada por 42 mil trabalhadores na base do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal).

As negociações da FEM com o Grupo 10, Estamparias e Fundições continuam nos próximos dias.

Deixe seu Recado