SMetal

Imprensa

Entrada gratuita

Exibição do filme "Estrela Solitária", workshop e oficina ocorrem no SMetal

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019 - 17:16 - Atualizado em 10/09/2019 10:20
Imprensa SMetal

, Divulgação
Além da exibição do curta, haverá workshop e oficina promovidos pela direção técnica do filmeDivulgação
O curta-metragem “Estrela solitária, amor, negritude e futebol”, idealizado e produzido por Marco Antonio Fera (Pretinho Mais que Básico), será exibido no Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) nos dias 13 e 20 deste mês, às 20h, com entrada gratuita. Para quem puder contribuir, é solicitado um quilo de alimento não perecível para o Banco de Alimentos de Sorocaba.

Com o apoio do Proac (Programa de Ação Cultural) ,o filme, com 15 minutos de duração, conta a história de Anjo e Altair, que jogam futebol juntos desde crianças, no time de várzea Sagrado Coração, time da comunidade onde nasceram e aborda aceitação e resistência negra.

Por meio da linguagem audiovisual, o filme questiona "o que vem a ser masculinidade negra?". Ele mostra como a construção da imagem do homem negro pela sociedade brasileira afeta a vida desses sujeitos, potencializando percepções sobre os homens negros mais íntegras, sensíveis e afetuosas, que contribuam para o enfrentamento de preconceitos e estereótipos.

Marco Antonio Fera é ator, artivista das questões étnicas raciais, produtor cultural e de conteúdo, pós-graduado em Fundamentos da Cultura e das Artes (UNESP) e fundador do Grupo Trança de Teatro, além de ser idealizador do Canal Pretinho Mais que Básico.

A exibição do dia 13 contará com arte-educadora Daniela Andrade para abordar “Mulher Negra debatendo o machismo” e no dia 20, o debate ficará por conta de Luciana Leme e Thara Wells sobre “Masculinidade baseada na heteronormatividade não é beneficente”.

Oficinas

Também na sede do SMetal, ocorre o workshop sobre webativismo “O poder da internet para quem sempre esteve calado”, no dia 12, às 19h30, com o ator e diretor Marco Fera.

Já Iwan Silva, que é o roteirista e diretor do “Estrela Solitária”, ministrará uma oficina sequencial nos dias 13 e 20, às 14h, sobre “Produção de vídeo com celular”. São 30 vagas disponíveis. As atividades são gratuitas e voltadas para pessoas a partir de 14 anos.

Deixe seu Recado