SMetal

Imprensa

Trabalho

Ex-funcionários da Pries Tecnomecânica protestam contra falta de pagamento

Quinta-feira, 30 de Abril de 2015 - Atualizado em 27/12/2016 13:51
Jornal Cruzeiro do Sul

,
Os demitidos alegam ainda não ter recebido o fundo de garantia e as parcelas da rescisão contratual
Ex-funcionários da Pries Tecnomecânica protestaram na manhã desta quinta-feira (30) devido ao não cumprimento de direitos trabalhistas por parte da empresa. Aproximadamente 100 pessoas demitidas em março e abril fecharam o acesso principal e impediram a entrada e saída de veículos. A manifestação teve início por volta das 5h30 e três horas depois foi encerrada, após todos os empregados serem liberados do trabalho.

Os demitidos alegam ainda não ter recebido o fundo de garantia e as parcelas da rescisão contratual. A Pries enviou na terça-feira (28) um comunicado aos credores trabalhistas para anunciar ter requerido o processo de recuperação judicial. A medida foi tomada, segundo a empresa, "diante da crise financeira a qual se encontra o mercado brasileiro".

O processo foi distribuído na 4ª Vara Cível da comarca de Sorocaba e, atualmente, encontra-se em fase de redistribuição livre aguardando nova vara e juízo para fins de deliberação sobre o processamento e nomeação de administrador judicial.

Nesse caso, os credores trabalhistas, entre eles funcionários demitidos antes da data da distribuição do pedido de recuperação judicial (17 de abril de 2015), terão duas possibilidades de buscar os seus direitos. A primeira é obter informações diretamente na vara do processamento da recuperação. A segunda é procurar o administrador judicial, que deverá ser nomeado pelo juízo da recuperação, para a coleta de informações sobre o valor e a data de recebimento dos créditos.

Os ex-funcionários da Pries tiveram o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região durante o protesto. A negociação foi comandada por Joel Camargo e Sergio Luiz, integrantes da entidade, que fizeram a ligação entre a empresa e os demitidos.

De acordo com o site da Pries, a empresa fundada em 1954 tem atuação destacada na área de estamparia e acabamento de superfícies metálicas e plásticas. É especializada na fabricação de componentes e partes linha branca, eletrônica, automobilística, onde atende importantes indústrias nacionais e internacionais. (Giuliano Bonamim)

Deixe seu Recado