SMetal

Imprensa

Jornada pela Democracia

Evento no SMetal comemora os 15 anos do Brasil de Fato

José Arbex Jr, um dos fundadores da revista Caros Amigos e do jornal Brasil de Fato, e Vivian Fernandes, coordenadora da editoria Internacional do jornal BdF, participam de evento no SMetal

Quinta-feira, 03 de Maio de 2018 - 17:26 - Atualizado em 09/05/2018 17:13
Imprensa SMetal

josé, arbex, jornalismo, puc, Divulgação
José Arbex Jr. é professor de jornalismo da PUC/SP, autor de vários livros e foi um dos fundadores do jornal Brasil de Fato,sendo o primeiro editor-chefeDivulgação
A “Batalha das Ideias: da resistência à ofensiva” é o tema da próxima atividade do Ciclo de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que acontece no dia 22 deste mês, às 19h, na sede da entidade.

O evento, que é aberto ao público em geral e gratuito, comemora os 15 anos do jornal Brasil de Fato (BdF), que foi lançado em janeiro de 2003 no Fórum Social Mundial e se consolida como porta-voz dos movimentos populares.

Para fazer o debate estão confirmadas as presenças dos jornalistas:

Vivian Fernandes, coordenadora de Internacional do Brasil de Fato (CPMídias) e doutoranda em Ciências da Comunicação na ECA/USP.

José Arbex Jr., correspondente da Folha de SP em Nova Iorque e Moscou, cobriu a queda do muro de Berlim, a retirada soviética do Afeganistão. Já entrevistou Gorbatchov, Arafat e outros líderes mundiais. Ele foi editor-chefe do Brasil de Fato, ligado ao Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra. Atualmente, dirige o programa de especialização de jornalismo da PUC/SP. É autor de vários livros. Entre eles: 'Showrnalismo: a notícia como espetáculo'.

Conforme o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, o evento pretende discutir a comunicação com uma função social e democrática, contra a lógica dos oligopólios das poucos famílias que controlam a grande imprensa do país.

“Vivemos num momento crítico, no qual a grande imprensa participou, mais uma vez, de um golpe de Estado, junto com os empresários do capital financeiro e uma parte do judiciário. Se queremos um Brasil mais justo é preciso exigir a redemocratização dos meios de comunicação”, destaca Tiago, que é o diretor responsável pelo Ciclo de Formação.

Para participar é preciso se inscrever pelo email [email protected], informando nome completo, RG e telefone.

O SMetal fica na rua Julio Hanser, 140, Lageado, próximo da rodoviária.

Deixe seu Recado