SMetal

Imprensa

26 de maio

Evento em Sorocaba debate o futuro do motor híbrido à etanol no Brasil

SMetal, FEM e outras entidades promovem o “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro”, um importante debate sobre a necessidade do desenvolvimento de uma nova tecnologia de energia limpa para automóveis; evento acontece dia 26, às 14h, no Parque Tecnológico

Quarta-feira, 18 de Maio de 2022 - 09:53 - Atualizado em 19/05/2022 13:07
Imprensa SMetal

híbrido, etanal, motor, futuro, evento, debate,, Divulgação
O evento acontece no dia 26 de maio, a partir das 14h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, e terá transmissão ao vivo pelo site www.motordofuturo.com.brDivulgação
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) traz para a cidade, no dia 26 de maio, a partir das 14h, o evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro”, um importante debate sobre a necessidade do desenvolvimento de uma nova tecnologia de energia limpa para os automóveis.

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) é uma das organizadoras do encontro. Erick Silva, presidente da entidade, explica a importância do debate. “O mundo passa por grandes mudanças e, junto com elas, a discussão em torno da sustentabilidade ganha cada vez mais força. O carro elétrico já é uma realidade e esse debate nos coloca na obrigação de desenvolver uma tecnologia híbrida, à base de etanol. Temos a capacidade de sermos pioneiros nessa criação, garantindo competitividade, mantendo os postos de trabalho e gerando mais empregos”.

Para Leandro Soares, presidente do SMetal, a região precisa estar inserida nessa discussão. “Um dos principais polos industriais do estado de São Paulo está em Sorocaba e esse tema é urgente para pensarmos os próximos anos em termos de geração de emprego e de novas oportunidades.

Ele completa que importantes empresas estão instaladas na cidade. “Além da Toyota, temos uma rede de autopeças que fornecem insumos para montadoras, as quais empregam milhares de pessoas. Sendo assim, é fundamental que Sindicato, empresas, universidades e poder público se unam para essa discussão, buscando caminhos para uma tecnologia que preserve o meio ambiente, garanta a sustentabilidade e ainda possa ser uma grande geradora de postos de trabalho”.

Leandro aponta ainda que a intenção é realizar o evento em parceria com a prefeitura, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). “O PTS é um importante centro de desenvolvimento e fomento de novas tecnologias e será fundamental termos essa discussão localmente, envolvendo todos os atores possíveis. Como Sindicato, nosso compromisso é também ser propositivo, buscando a construção de políticas e tecnologias que tragam investimentos e, consequentemente, gere emprego na cidade e na região”.

O que vai ser debatido?

No centro do debate está a necessidade de uma nova tecnologia de energia limpa para automóveis. O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico.

O que tem de novo?

O debate gira em torno do desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor à combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.

Como vai funcionar?

A ideia envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a um elétrico, e as perspectivas da célula de hidrogênio. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.

Quem organiza?

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC), com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Quando vai ser?

O evento acontece no dia 26 de maio, a partir das 14h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, além de transmissão ao vivo pelo site www.motordofuturo.com.br 

O que vai ter?

Dois painéis importante com os seguintes debates: “Qual o impacto das novas tecnologias para a cadeia de autopeças no Brasil?” e “Quais ações necessárias para o desenvolvimento e suprimento local?”

Quem vem?

Representantes da Toyota e Volks e as maiores universidades do país, além de sindicalistas e especialistas no assunto.

Deixe seu Recado