SMetal

Imprensa

Participe

Evento da "Mulher Negra" terá diversas oficinas; saiba como se inscrever

Na atividade em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que acontece dia 30 de julho, na sede do SMetal, haverá oficinas de tranças, turbantes, maquiagem básica e dança afro; inscrições devem ser feitas aqui

Quinta-feira, 14 de Julho de 2022 - 14:47 - Atualizado em 14/07/2022 15:41
Imprensa SMetal

mulher, negra, evento, latino, preta, oficina, smetal, ubuntu, Divulgação
O evento em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha acontece no próximo dia 30, a partir das 10h, na sede do SMetal, em SorocabaDivulgação
O evento em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que acontece no próximo dia 30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), contará com quatro oficinas práticas gratuitas: tranças, turbantes, maquiagem básica e dança afro. As aulas acontecem simultaneamente, em dois horários, às 10h30 e às 13h30.

Cada pessoa poderá participar de duas oficinas em horários alternados. Para se inscrever, basta acessar o link (aqui) e preencher o formulário com nome, contato e as aulas nas quais deseja participar. Cada oficina terá até 20 participantes.

Déh, do salão à domicílio Fazendo sua Cabeça, será a responsável pela oficina de tranças. Já as aulas de dança afro serão coordenadas pela preparadora corporal Soraya Machado. Para a oficina de dança, os participantes devem estar com roupas adequadas (shorts, moletom, etc.).

Para a aprendizagem prática em turbante, com a artista Nia Kuji, é importante que os inscritos levem seu próprio lenço ou pedaço de pano. Já o curso de maquiagem básica será com Luany, do Studio Kacenye, e as participantes devem trazer um kit básico de maquiagem e espelho.

Além das oficias práticas, o evento contará com roda de conversa sobre “A Saúde Mental da Mulher", "Feminismo Negro" e "Mulher no Mercado de Trabalho e Empreendedorismo", exposições, apresentações culturais e barracas de alimentação e produtos afro.

 A atividade começa às 10h e é promovida pelo Coletivo Racial do SMetal e da Nossa Voz Afro. O SMetal fica na rua Julio Hanser, 140, bairro Lageado – próximo à Rodoviária de Sorocaba e ao terminal São Paulo.

Sobre a data

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado em 25 de julho. A data foi instituída no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, em 1992.

A intenção do dia é dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. A líder quilombola Tereza de Benguela é a homenageada na data aqui no Brasil.

Tereza de Benguela, a grande homenageada do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, foi uma líder quilombola que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII.

Deixe seu Recado