SMetal

Imprensa

EDUCAÇÃO

Escola estadual é desocupada pela Polícia Militar em Sorocaba

Os estudantes foram encaminhados para o plantão policial da Zona Norte e ainda estão no local

Terça-feira, 11 de Outubro de 2016 - 09:08 - Atualizado em 27/12/2016 15:20
Imprensa SMetal

,
O objetivo foi protestar contra a reforma no ensino médio, a escola sem partido e as mudanças na previdência social
Cerca de 25 viaturas, quatro cães farejadores e ajuda da Guarda Civil Municipal. Foi esse o aparado usado para retirar cerca de 35 estudantes que ocupavam a Escola Estadual Ossis Salvestrini Mendes, no Jardim Brasilândia, em Sorocaba. A ação aconteceu por das 6 horas desta terça-feira, dia 11.

A PM usou a decisão de um juiz eleitoral, que se baseou no recurso de autotutela para realizar a reintegração de posse. Segundo a polícia, esse recurso dispensa mandado judicial, considerando que a escola será local de votação no segundo das eleições 2016.

De acordo com um dos integrantes do Novo Comando Estudantil (NCE), movimento responsável pela ocupação, a ação foi bastante rápida e a PM agiu de forma opressiva com os estudantes. "Não deu tempo nem de reagir. A PM chegou com tudo, arrombou o portão, mandou todo mundo deitar no chão e colocou a arma na minha cabeça", conta o jovem de 15 anos.

Os estudantes foram encaminhados para o plantão policial da Zona Norte. O mesmo integrante do NCE explicou que pessoas ligadas a outros movimentos sociais e um advogado os acompanham na delegacia. A defensoria pública e o Conselho Tutelar também aocmpanharam a ação.

Segundo o delegado Marcelo Carriel, os maiores de idade vão responder por corrupção de menores e um inquérito policial será aberto. Os menores de 18 anos vão responder por ato infracional, na Vara da Infância e Juventude.

A escola Ossis Salvestrini Mendes foi ocupada na quinta-feira passada, dia 5, por cerca de 15 alunos do Núcleo Comando Estudantil (NCE). O objetivo foi protestar contra a reforma no ensino médio, a escola sem partido e as mudanças na previdência social.

Deixe seu Recado