SMetal

Imprensa

basta de acidentes

Em junho, dois trabalhadores morreram nos locais de trabalho

Para o Sindicato, mais do que nunca, a CIPA é fundamental para fiscalizar o ambiente de trabalho, mapear os riscos e cobrar ações efetivas que evitem qualquer acidente

Quinta-feira, 28 de Junho de 2018 - 11:54 - Atualizado em 28/06/2018 12:28
Imprensa SMetal

cipa, acidente, trabalho, Divulgação
Notou alguma irregularidade na empresa em que trabalha ou sofreu qualquer tipo de assédio? Denuncie ao Sindicato! Divulgação
De fevereiro a junho deste ano, cinco trabalhadores da base do SMetal morreram por acidente de trabalho. Dois deles, neste mês.

No dia 15, um trabalhador morreu e outro ficou gravemente ferido, quando trabalhavam na construção de um galpão dentro da Metalur, em Araçariguama. Os nomes não foram divulgados pela empresa.

O dirigente sindical João Farani foi até a Metalur no dia do acidente para cobrar informações da empresa e para se certificar de que os trabalhadores retornassem para a casa. Na segunda-feira, 18, ele e outros dirigentes do SMetal realizaram assembleia e informaram os colegas que o sindicato solicitou uma diligência do Ministério do Trabalho para checar possíveis irregularidades, que podem colocar a vida dos trabalhadores em risco.

Infelizmente, outro acidente fatal ocorreu no dia 18. Ezir Ignácio de Oliveira, da empresa Usimetal, de Sorocaba, manuseava o torno revolver quando foi puxado e morreu no local de trabalho.

Denuncie, Denuncie
Denuncie!Denuncie
Com 59 anos, Ezir estava próximo de se aposentar, mas não era registrado na empresa. O departamento jurídico do SMetal já solicitou a fiscalização do Ministério do Trabalho e está prestando todo apoio à família do trabalhador.

CIPA: ferramenta para a segurança do trabalhador

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Brasil é o quarto no ranking de mortes por acidente de trabalho. São 6,3 mil trabalhadores mortos por dia, o equivalente a 2,3 milhões por ano e essa situação pode piorar ainda mais com a Reforma Trabalhista, afirma a entidade.

“Por isso, mais do que nunca, a Comissão Interna de Prevenção a Acidente (CIPA) é fundamental para fiscalizar o ambiente de trabalho, mapear os riscos e cobrar ações efetivas que evitem qualquer acidente”, afirma o diretor executivo do SMetal, Antonio Welber Filho (Bizu), responsável pela pasta da saúde.

Eleições de Cipa

As empresas Metalac, Dental Morelli, Wobben, ZF, Gerdau, Heller, Controlflex, TT Steel, Jaraguá, Intacta, Motopeças e Metso estão com eleições de CIPA. De acordo com Bizu, o sindicato já está indo para as portas das fábricas também para alertar os trabalhadores sobre a importância de participar da comissão. “A CIPA precisa de trabalhadores comprometidos na prevenção a acidentes, ou seja, preocupados com a preservação da saúde e da segurança de todos”, ressalta.

Deixe seu Recado