SMetal

Imprensa

Jurídico SMetal

Eletricistas da Gerdau conquistam adicional de periculosidade

Vitória aconteceu após intensa cobrança do SMetal, que garantiu o pagamento do adicional de periculosidade retroativo a março de 2013 para cerca de 36 trabalhadores da planta da Gerdau de Araçariguama

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 - 11:44 - Atualizado em 18/03/2020 11:57
Imprensa SMetal

eletricista, periculosidade, sorocaba, gerdau, araçariguama, Foguinho/Imprensa SMetal
As negociações com a Gerdau começaram em maio de 2019, quando a entidade protocolou pauta de reivindicações para empresaFoguinho/Imprensa SMetal
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) conquistou o pagamento do adicional de periculosidade para cerca de 36 trabalhadores da metalúrgica Gerdau, em Araçariguama, que exercem a função de eletricista.

De acordo com advogado do SMetal, Marcio Mendes, as negociações começaram em maio de 2019, quando a entidade protocolou pauta de reivindicações para empresa. A Gerdau começou a pagar o adicional de periculosidade em março de 2018.

No entanto, o período de março de 2013 a março de 2018 ficaria sem pagamento ou dependeria de ação individual se a entidade não tivesse negociado de forma coletiva a homologação de acordo extrajudicial. “Ou seja, os eletricistas perderiam cinco anos do referido adicional. Mas com a persistência do Sindicato nas negociações, que cobrou a inclusão desse período, foi conquistada e os trabalhadores receberão os valores retroativos correspondentes a esse tempo”, explica Mendes.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, lembra que, apesar de muitas empresas não cumprirem, o adicional de periculosidade é previsto em lei. “Esse direito do trabalhador, que deveria ser respeitado espontaneamente, na maioria das vezes só é conquistado com muita luta do Sindicato”. Ela ainda alerta que é preciso denunciar ao SMetal caso a empresa não pague o adicional de periculosidade.

Trabalhadores que exercem a função de eletricistas são expostos diariamente a riscos durante a rotina de trabalho, podendo vir a sofrer acidente e causar sequelas, invalidez ou até morte.

Deixe seu Recado