SMetal

Imprensa

3, 4 e 5 de março

Eleições Sindicais: Seu voto fortalece ainda mais a luta por direitos

Para o fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho e por mais direitos, é importante que a categoria participe das tomadas de decisões; confira o que você precisa saber sobre as eleições que acontecem em março

Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2021 - 11:19 - Atualizado em 04/02/2021 11:48
Imprensa SMetal

eleição, voto, smetal, sindical,, Arte: Cassio Freire
Apenas associados ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região que cumpram os requisitos do estatuto podem votarArte: Cassio Freire
Os metalúrgicos de Sorocaba e região tem grande destaque no desenvolvimento industrial do Estado de São Paulo e no Brasil. Por isso a importância das eleições sindicais de 2021 na categoria, que acontecem nos dias 3, 4 e 5 de março.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) representa mais de 35 mil trabalhadores, ocupando a 4ª posição em número de metalúrgicos no Estado e a 8ª no país.

Outro ponto importante para se lembrar é que, os últimos anos, têm sido ataque atrás de ataque aos direitos dos trabalhadores e aos movimentos sociais e sindicais no Brasil afora e, agora, enfrentamos uma crise sem precedentes com a pandemia da Covid-19.

Serão os dirigentes sindicais eleitos neste pleito que representarão a luta dos metalúrgicos de Sorocaba e região por melhorias da condição social e também no ambiente de trabalho, nos salários e outras reivindicações do chão da fábrica e do administrativo.

Portanto, é de extrema importância a participação da categoria na escolha dos dirigentes sindicais deste ano. Os metalúrgicos associados devem procurar conhecer as propostas dos candidatos e candidatas e apoiar aqueles que possuem as mesmas diretrizes e que defendam as pautas as quais se identifica. As inscrições das chapas se encerram na sexta-feira, dia 5.

O que você precisa saber sobre as eleições sindicais de 2021

QUANDO: Dias 3, 4 e 5 de março de 2021

COMO SERÁ: Em turno único

QUEM VOTA: Apenas associados ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região que cumpram os requisitos do estatuto

COMO VOTAR: Devido a pandemia da Covid-19, o SMetal estuda a possibilidade de uma eleição híbrida, na qual o trabalhador possa votar da forma tradicional – com as urnas nas fábricas e na sede do Sindicato – e também à distância, de forma eletrônica. A decisão sobre o formato será divulgada até o fim de fevereiro.

A VOTAÇÃO

Onde haverá CSE e CSA: Trabalhadores de 29 comitês, sendo 28 de empresas e 1 de aposentados, deverão votar duas vezes na mesma cédula:
- Primeiro  votam no Comitê Sindical da Empresa (CSE) ou no Comitê Sindical de Aposentados.
- Segundo votam na diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal.

Os 29 Comitês são: Apex Tool, Bardella, Clarios, CNH, Edscha, Flextronics, Furukawa, Gerdau, Gestamp, GK 108, Hurth Infer, Inovadoris, Junior Flex, Kanjiko, Metalac, Metalúrgica Vicfer, Metso, Moto Peças, Prysmian (unidades Boa Vista e Éden), Robert Bosch, Schaeffler, Scherdel, Toyota, VMX, Vossloh Cogifer e ZF do Brasil (Planta 1 e Planta 2) – mais o Comitê de Aposentados (CSA).

Para fábricas SEM CSE: Trabalhadores elegerão a diretoria executiva, o conselho da direção executiva e o conselho fiscal

SEGURANÇA: A Comissão Eleitoral está atenta ao pleito, inclusive às medidas necessárias de segurança para a realização das eleições sindicais e elaborando procedimentos para garantir a saúde de todos e todas.

IMPORTANTE: Todas as regras, como número de candidatos, datas e outros detalhes das eleições sindicais de  2021, foram aprovadas pelos associados do SMetal em assembleia eleitoral realizada dia 22 de janeiro e seguem o Estatuto da entidade.

Deixe seu Recado