SMetal

Imprensa

Medidas de proteção

Eleição Sindical 2021: mesários fazem teste de Covid-19

Além da adoção de medidas de proteção à saúde do trabalhador para garantir maior segurança durante a votação, que acontece dias 3, 4 e 5 de março, todos os envolvidos no processo estão fazendo teste nesta segunda, 1º

Segunda-feira, 01 de Março de 2021 - 12:19 - Atualizado em 01/03/2021 17:26
Imprensa SMetal

teste, covid, eleição, sindical, smetal,, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Testagem de Covid-19 em mesários e pessoas envolvidas nas eleições sindicais acontece nesta segunda-feira, 1Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Para garantir maior segurança aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria e proteger a saúde de todos os envolvidos nas eleições sindicais de 2021, nesta segunda-feira, dia 1º de março, mesários e demais pessoas que fazem parte do processo eleitoral estão fazendo testes de Covid-19. A votação acontece nesta semana, nos dias 3, 4 e 5 de março (quarta a sexta-feira).

Além disso, a Comissão Eleitoral e a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) prepararam diversas medidas de proteção ao coronavírus para evitar a disseminação e um possível contágio da doença durante a coleta de votos nas fábricas da categoria.

kit, covid, smetal, higiene, eleição,, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Kits de higiene e proteção pessoal que serão disponibilizados aos mesáriosDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
Por exemplo, kits de higiene e proteção pessoal foram providenciados para os mesários, com os seguintes itens: face shield individual; máscaras descartáveis e luvas de vinil descartáveis. Cada mesa coletora contará ainda com um borrifador de álcool 70º para superfícies, panos descartáveis para higienização e outros materiais, além de um frasco de álcool gel 70º para uso dos trabalhadores.

Esses kits serão distribuídos para todos os envolvidos no processo, conforme a necessidade e o tempo de permanência na empresa para coleta de votos. Além disso, os mesários estão passando por um treinamento especial sobre os protocolos de segurança necessários, nesta segunda e terça-feira, dias 1 e 2.

Durante a votação, serão distribuídas ainda canetas individuais a cada trabalhador apto a votar, sem necessidade de devolução. E, para evitar aglomerações, a Comissão Eleitoral pede que os trabalhadores respeitem o distanciamento orientado durante a coleta de votos.

mesario, treinamento, eleição,, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Na segunda e terça-feira, dias 1 e 2, os mesários estão passando por um treinamento especial sobre os protocolos de segurança necessários para uma eleDaniela Gaspari / Imprensa SMetal

Votação pela internet

Outra medida de segurança adotada pela entidade foi a possibilidade de votação pela internet, no site do Sindicato. Das 0h às 17h do dia 3 de março, quarta-feira, a eleição será exclusivamente eletrônica. Depois, às 21h, as urnas físicas seguem para coleta de votos nas fábricas da categoria, conforme previsto no roteiro divulgado na última Folha Metalúrgica e no site do Sindicato.

Onde não haverá coleta de votos presencial e também para os metalúrgicos aposentados que elegerão o CSA, a votação continua pela internet e termina junto com as urnas físicas, às 17h de sexta-feira, dia 5 de março.

A possibilidade de votação remota garante mais segurança, além da oportunidade de que todos os trabalhadores associados façam parte dessa importante decisão – mesmo quem está trabalhando em home office, em suspensão do contrato ou que trabalham em empresas onde não haverá coleta de votos no local de trabalho.

Clique aqui para entender como votar. A apuração acontece na sexta-feira, dia 5, sede do Sindicato, a partir das 19h.

Deixe seu Recado