SMetal

Imprensa

Representatividade sindical

Eleição do SMetal acontece nos dias 3, 4 e 5 de março

Neste ano, os metalúrgicos de Sorocaba e região vão escolher os novos representantes sindicais que estarão à frente do SMetal para o mandato de 2021-2025. Saiba o que mudou e como será formada a diretoria

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021 - 12:09 - Atualizado em 03/02/2021 11:15
Imprensa SMetal

eleição, sindicato, sorocaba, metalúrgico, smetal, Arte: Cássio Freire
Conforme a gravidade da pandemia da Covid-19 na cidade, a Comissão estuda possibilidade de uma eleição híbrida, na qual o trabalhador possa votar também à distânciaArte: Cássio Freire
Este ano, os metalúrgicos de Sorocaba e região vão eleger a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) para o mandato 2021-2025. O período de inscrição de chapas já está aberto e encerra no dia 5 de fevereiro.

Já a votação acontece nos dias 3, 4 e 5 de março nas fábricas de Sorocaba e região. Devido à gravidade da pandemia da Covid-19 na cidade, a Comissão Eleitoral estuda ainda a possibilidade de uma eleição híbrida, na qual o trabalhador possa votar da forma tradicional – com as urnas nas fábricas e na sede do Sindicato – e também à distância, a partir de um sistema que vem sendo desenvolvido.

Se a votação será somente presencial ou híbrida, a Comissão explica que depende da situação da pandemia no período das eleições. “Estamos em um ano atípico e há, inclusive, trabalhadores que estão afastados da fábrica por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19. Por isso, estamos estudando qual o melhor formato para as eleições deste ano, sempre pensando na segurança e na saúde dos trabalhadores”, explica o advogado Marcio Mendes, do jurídico do pleito.

eleição, sindical, sorocaba, metalúrgico, assembleia, Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
As regras, como número de candidatos, datas e outros detalhes das eleições de 2021, foram aprovadas pelos associados do SMetal em assembleia realizada dia 22 de janeiroDaniela Gaspari/Imprensa SMetal
Apenas associados ao SMetal que cumprem os requisitos do estatuto têm direito a voto. A apuração está marcada para o dia 5 de março, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

Turno único

Diferente das anteriores, a eleição de 2021 será realizada em turno único. Ou seja, os trabalhadores vão escolher os membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e quais deles vão compor a diretoria executiva, o conselho da direção executiva e o conselho fiscal, na mesma votação.

Ao todo, serão 80 dirigentes divididos em 29 comitês, incluindo o Comitê Sindical de Aposentados. Desses, sete irão compor a diretoria executiva, 14 serão do conselho da direção executiva e seis serão do conselho fiscal (três titulares e três suplentes). 

A diretoria a ser eleita pelos metalúrgicos nas eleições sindicais de 2021 será organizada na seguinte forma:

80 DIRIGENTES (DIRETORIA PLENA) divididos em:

29 COMITÊS (Incluindo o Comitê Sindical de Aposentados): O Comitê Sindical de Empresa (CSE) é formado por representantes escolhidos pelos próprios trabalhadores nas fábricas. Eles têm como missão reportar as demandas do seu local de trabalho ao Sindicato e também levar aos trabalhadores as informações e orientações do Sindicato, sendo assim, um elo entre um ponto e outro.

7 MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA: A Diretoria Executiva responde pela estrutura, políticas e resoluções do Sindicato no dia a dia. É ela quem lidera as ações planejadas, administra o Sindicato e assina os acordos. Cabe a ela executar as ações referentes ao andamento dos procedimentos administrativos e político-sindicais da entidade.

14 MEMBROS DO CONSELHO DA DIREÇÃO EXECUTIVA: O Conselho da Diretoria é a instância que é ouvida pela Direção Executiva sobre a condução do sindicato no dia a dia.

6 MEMBROS DO CONSELHO FISCAL: O Conselho Fiscal é aquele que fiscaliza e checa a documentação financeira do Sindicato. São 3 titulares e 3 suplentes

Regras eleitorais foram aprovadas na sexta-feira, dia 22

Todas as regras, como número de candidatos, datas e outros detalhes das eleições sindicais de 2021, foram aprovadas pelos associados do SMetal em assembleia eleitoral realizada na última sexta-feira, dia 22, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

A assembleia foi convocada em edital publicado no Jornal Cruzeiro do Sul e na Folha Metalúrgica nº 972, ambos no dia 12 de janeiro, e respeitou todos os protocolos de segurança para evitar os riscos de contágio da Covid-19.

A partir da assembleia, de acordo com o estatuto do Sindicato, começou a correr o prazo para as inscrições da chapa e demais exigências do pleito.

Deixe seu Recado