SMetal

Imprensa

Cultura

'Elas na Casa': Festival online traz produções artísticas de mulheres

A programação do Festival, impulsionado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, pauta protagonismo feminino nas mais variadas áreas como artes visuais, poesia, música, psicologia social e audiovisual

Quarta-feira, 17 de Março de 2021 - 11:07 - Atualizado em 17/03/2021 11:21
Imprensa SMetal

2021, imprensa, Divulgação - Festival Elas na Casa
De 21 a 27 de março, às 20h, no canal da Casa Rosa Manjericão no YouTubeDivulgação - Festival Elas na Casa
No mês que marca a data simbólica em que se celebram as conquistas dos direitos sociais e civis das mulheres, o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam o ‘Festival Elas na Casa’.

Em formato online, a quarta edição do Festival será composta por lives e exibições de documentários que serão apresentados durante uma semana ao vivo no canal do grupo Casa Rosa Manjericão no YouTube.

A programação pauta o protagonismo feminino nas artes visuais, poesia, música, psicologia social e audiovisual. O objetivo é dar vasão às produções das mulheres no espaço social dos dias atuais. 

As personagens em destaque representam diversos segmentos: Barbara Leite, poeta; Elaine Buzato, artista plástica brincante; Giulia Pezzotta, psicóloga; Mariana Brecht, roteirista; Selma Fernands, cantora e compositora; Sissi Bembom, roteirista e produtora audiovisual.

Programação

Dia 21/03, às 20h – Live de abertura

A idealizadora do projeto e curadora do espaço cultural Casa Rosa Manjericão, Isa Pezzotta, propõe uma roda de conversa com todas as protagonistas envolvidas para divulgação da programação e lançamento do festival.

Dia 22/03 às 20h – Vivência Brincante

Com Elaine Buzato, artista plástica brincante

Elaine Buzato pesquisa a cultura popular infantil nas suas relações aplicadas à linguagem do brincante, do narrador/trovador e da mitologia brasileira. Com o grupo 'Tempo de Brincar' desenvolve o trabalho como artista visual, dramaturga e atriz e nas criações de ilustrações, textos, bonecos, cenários e adereços para espetáculos teatrais.

Dia 23/03 às 20h – Elas na Janela

Com Barbara Leite, poeta e amante da arte de escrever

Barbara Leite é responsável pelo sarau “Poesias na Janela”, programação contínua na Casa Rosa Manjericão, contemplando a literatura como um caminho diverso para entendimentos e apreciações. A edição especial de março é intitulada “Elas na Janela”.

Dia 24/03 às 20h – Tema em questão

Com Giulia Pezzotta, psicóloga

Giulia Pezzotta apresenta o resultado da pesquisa “As mulheres no cárcere” e o papel da terapia na vida das pessoas.

Dia 25/03 às 20h – Escrita em Pauta

Com Mariana Brecht, roteirista

Mariana Brecht propõe a leitura de um conto original inédito, integrante de uma coletânea sobre a solidão feminina. “A lua de sangue não estava no calendário” conta a história de uma mulher confinada, entregue ao automatismo solitário de seus dias.

Dia 26/03 às 20h – Encontro Musical

Selma Fernands com show “Samba de Maria”, acompanhada pelo violonista Daniel Conti. 

Selma Fernands reflete sobre o processo de gravação, parcerias, concepção musical, divulgação e comercialização do seu primeiro álbum. O projeto teve apoio de um financiamento coletivo, ganhando reconhecimento na cena musical entre os 100 melhores discos de 2019, na lista do jornalista Ed Felix, Embrulhador.

Dia 27/03 às 20h – Papo Reto

Com Sissi Bembom, roteirista e produtora audiovisual

No encontro será abordada a questão da participação das mulheres nas indústrias criativas. Sissi é uma das idealizadoras da produtora Batuque Filmes que atua no mercado audiovisual desde 2008.

Casa Rosa Manjericão

A Casa Rosa Manjericão é um espaço de arte e cultura independente localizado na cidade de São Roque (SP) que produz exposições, saraus, shows, oficinas, bate-papos, entre outras atividades culturais e artísticas.

Deixe seu Recado